Nota do blog: Durante, principalmente, os primeiros 12 anos de Guerra Popular, o PCP e seus organismos gerados tinham grande inserção e atuação de resistência nas prisões, organizando, mediante disciplina férrea, uma autossustentação (providenciar comida, medicamentos e mantimentos em geral próprios, frustando os planos da reação de, como o fizeram no início, misturar vidro quebrado ou veneno nos alimentos, etc.) e transformando a prisão, de uma masmorra do velho Estado para sufocar e destruir a vontade e a alma do prisioneiro, em luminosas trincheiras de combate, verdadeiras bases revolucionárias. No seguinte vídeo, gravado pelo próprio partido e, a posteriori, divulgado abertamente na Internet, há a intervenção das mulheres do PCP em marchas, apresentações políticas e culturais.
Similar Posts
Apresentação (Revista O Maoísta, nº 1)
Tradução não-oficial da Apresentação dos editores do primeiro número da Revista O Maoísta. Apresentação Proletários de todos os países, uni-vos! Diferentes análises em distintos documentos de partidos e organizações comunistas coincidem em considerar a situação internacional de crescentes desordens como a mais favorável para fazer avançar decididamente a revolução proletária mundial….
Acerca da ditadura onímoda sobre a burguesia (Chang Chun-chiao)
Nota do blog: Este artigo foi escrito pelo grande dirigente proletário marxista-leninista-maoista chinês Chang Chun-chiao (ou Zhang Chunqiao), que teve destaque durante as lutas do proletariado contra os quarteis generais da burguesia na Grande Revolução Cultural Proletária; o artigo, publicado originalmente na revista Hongqi, no. 4, data 1975. Aqui, Chang Chun-chiao trata…
Em defesa da vida e saúde do Presidente Gonzalo (FERP – Chile)
Nota do blog: Seguimos com a publicação de declarações emitidas em torno da campanha internacional pela defesa da vida e saúde do Presidente Gonzalo e o Pensamento Gonzalo, dessa vez da FERP – Frente de Estudantil Revolucionária e Popular (Chile), atendendo ao chamado do Partido Comunista do Brasil (Fração Vermelha). Hoje 23…
“Têmpera distinta”, por Presidente Gonzalo
Nota do blog: O seguinte poema que publicamos em sequência foi retirado do livro “Tempos de Guerra”, organizado com poemas atribuídos ao Presidente Gonzalo. Têmpera distinta Somos comunistas de têmpera distinta de material especial Somos comunistas dispostos a tudo Sabemos o que temos que enfrentar O temos enfrentado já O enfrentaremos amanhça O…
Anarquismo ou Socialismo? (Josef Stalin)
O seguinte artigo é de autoria de Josef Stalin (assinado como “Koba”), dirigente máximo da URSS socialista de 1924 à 1953, donde o mesmo faz uma ampla e vigorosa contribuição ao debate que rasgou séculos desde a I Internacional e que ainda hoje mostra-se, embora enfraquecido, ainda presente: “Anarquismo ou Socialismo?”. Para tal,…
Sobre as eleições no USA – comentário Associação de Nova Democracia (Hamburgo, Alemanha)
Nota do blog:Publicamos comentário da Associação de Nova Democracia (Hamburgo, Alemanha), baseado no artigo publicado recentemente no Dazibao Rojo denominado “Trump antissistema?”, de autoria do camarada J.L. Forneo, sobre o resultado da farsa eleitoral no USA, por se tratar, na nossa avaliação, da análise científica sobre a questão.