Similar Posts

5 Comments

    1. É compreensível esse tipo de confusão quando não se compreendeu a ideologia da classe de maneira completa, mas unicamente de maneira fragmentada e incompleta, não acompanhando os seus saltos – tanto quantitativos quanto qualitativos – nesses quase dois séculos de luta contra a burguesia. Ficou para trás, o proletariado avançou e quem não o acompanhou caiu no pântano, se perdeu na confusão.

    2. Isso é um completo espantalho. Ou seja, não é um argumento. A base da crítica trotskista reside apenas no ataque ao camarada Stalin. E, por isso, identificam tudo como “burocracia estalinista” por não se encaixar no projeto pluri-partidário de ditadura burguesa. Ou seja o trotskismo nega igualmente as bases do marxismo para dar vez à ditadura da burguesia pura e clássica. Enquanto que o fenômeno do revisionismo moderno trata-se de, como bem explicado no artigo, dominio da ‘burocracia outrora comunista’ (definição de Stalin) no monopólio do Estado. Enfim, os trotksistas concordam mais com a Coreia do Norte do que imaginam.
      Sobre os anarquistas, é um desvio de esquerda de negação completa do Estado, o que torna ridículo comparar com o que o texto defende, sendo que insiste a todo momento na ditadura do proletariado. O fato de não haver em nossa época ditaduras do proletariado é uma coisa, mas o marxismo-leninismo-maoismo reconhece plenamente toda a experiência histórica do proletariado como forma de ditadura desta classe sobre seus inimigos: Comuna de Paris, Revolução Russa, Revolução Chinesa, Revolução Peruana, Revolução Indiana, Filipina etc.

  1. Exelente matéria,que desmascara o revisionismo norte-coreano e sua grande farsa,qdo afirma que o marxismo tem limitações colocando a idéia juche superior a êle.O revisionismo norte-coreano afirma que são os militares que dão a direção no estado e não a classe operária.Esta afirmação destrói a ditadura do proletariado,transformando o estado em ditadura da nova burguesia,os militares,além de tirar o carater de classe do partido
    O revisionismo deve ser combatido em tôdas suas manifestações.
    Êste revisionismo é tão nefasto quanto os demais é uma reprise de Kautsky.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *