Nota do blog: Publicamos tradução não oficial de uma declaração da Liga Comunista Internacional (LCI) encontrada no periódico Internacional Comunista (CI-IC), em homenagem a Ka Marya Malaya, dirigente do Partido Comunista das Filipinas (PCF) e heroína do povo filipino e da Guerra Popular.
Proletários de todos os países, uni-vos!

Ka Maria Malaya: Viva os Mártires do Partido e da Revolução!
Em nome da Liga Comunista Internacional, expressamos nossas mais sinceras condolências pelo falecimento da camarada Maria Malaya, membro do Comitê Central e do Birô Político do Partido Comunista das Filipinas, quadro dirigente do Novo Exército do Povo e heroína da Revolução de Nova Democracia. A camarada Malaya tombou em combate no dia 12 de fevereiro em Barangay Pianing, cidade de Butuan, lutando contra as forças armadas contrarrevolucionárias do velho Estado filipino. Expressamos nossas sinceras condolências ao Partido, ao Comitê Central, a todos os camaradas de Malaya e à sua família por esta dura perda. Estamos certos de que o sangue de Ka Malaya continuará a pavimentar o caminho da Revolução Filipina. O exemplo da camarada Malaya será uma inspiração para os comunistas de todo o mundo em sua luta pelo Partido e pela Revolução.
Por quase meio século – desde que ingressou no Partido em 1977 até sua última batalha em 2025 – Ka Malaya serviu à construção do Partido proletário e ao desenvolvimento da Revolução de Nova Democracia por meio da Guerra Popular nas Filipinas. Ka Malaya manteve-se ao lado dos oprimidos e explorados, desencadeando o poder revolucionário dos camponeses pobres e médios, das minorias e do proletariado, cuja ideologia, o marxismo-leninismo-maoismo, foi seu guia ao longo da vida. A camarada Malaya esteve ao lado do Partido e da Guerra Popular nas horas mais sombrias do terror fascista, assim como nas grandes encruzilhadas da história do Partido. Como importante dirigente militar do Partido, Ka Malaya também desempenhou um papel fundamental na luta ideológica dentro do Partido, e tornou-se um dos principais pilares da implementação da segunda campanha de retificação do Partido em 1992. Este exemplo ensina aos comunistas de hoje que um dirigente, um quadro da revolução, especialmente nos momentos difíceis, nos zigue-zagues da revolução, se caracteriza por sua capacidade de levantar e dirigir firmemente a luta de duas linhas a serviço do desenvolvimento do Partido e da Revolução.
A camarada Malaya foi uma dirigente militar exemplar do Novo Exército do Povo em Mindanao. Queremos enfatizar o que os camaradas do Partido Comunista das Filipinas dizem sobre seus méritos: “Sempre garantiu que a guerra popular se desenvolvesse amplamente na região nordeste de Mindanao, combinando os três elementos da luta armada, revolução agrária e construção de bases.” “Ka Maria orientou e inspirou os combatentes vermelhos e as forças revolucionárias a se ligarem firmemente às massas e encorajá-las a se levantar coletivamente como um só corpo.” Como mártir da Guerra Popular, a camarada Malaya encontra-se nas fileiras dos heróis das Guerras Populares em todo o mundo. A vida de Maria Malaya é uma fonte de inspiração e lições para todos aqueles que hoje se dedicam à luta contra o imperialismo, o belicismo e a crescente reação, e ao desenvolvimento das forças revolucionárias do povo, que só podem ser conduzidas à vitória forjando os três instrumentos estratégicos: o Partido, o Exército e a Frente Única.
Unamo-nos ao Partido Comunista das Filipinas e ofereçamos nossas orquídeas em memória da dirigente comunista Ka Malaya, e façamos de sua morte um grito de guerra contra o imperialismo, de seu martírio um compromisso de apoiar e desenvolver as guerras populares, e de sua memória um exemplo de dar a vida a serviço da Revolução Proletária Mundial.
Viva a camarada Malaya, heroína do Partido e da Guerra Popular!
Viva o Partido Comunista das Filipinas, o Novo Exército do Povo e a Frente Democrática Nacional!
Viva a Revolução de Nova Democracia nas Filipinas!
Vitória para a Guerra Popular!
Viva o marxismo-leninismo-maoismo!
Viva a Revolução Proletária Mundial!
Liga Comunista Internacional
2 de março de 2025