México: Comunistas celebram o 105º aniversário do Partido Comunista do México
Nota do blog: Publicamos tradução de um comunicado recebido e repercutido pelo Periódico Mural, também veiculado no portal The Red Herald. O comunicado é assinado pelo Comitê para a Reconstituição do Partido Comunista do México e convoca os revolucionários e todo o povo mexicano a comemorar o 105º aniversário do PCM, ressaltando que: “A etapa atual em que se encontra o nosso Partido é a de sua reconstituição, e isto estabelece o seu caráter de Partido Comunista marxista-leninista-maoista, principalmente maoista, com os aportes de validez universal do Presidente Gonzalo.“
Proletários de todos os países, uni-vos!
Ao proletariado e aos trabalhadores
Ao campesinato pobre e aos povos de Anáhuac
À juventude e às mulheres do povo
Camaradas!
No próximo dia 24 de novembro se completarão 105 anos da fundação do Partido Comunista do México como destacamento de vanguarda da classe operária organizada. Este é um chamado a comemorar levantando ao mais alto as bandeiras vermelhas do proletariado!
Desde os seus primeiros anos, passando por distintos períodos da mais encarniçada luta de classes e dura luta de duas linhas, o Partido da classe operária mexicana lutou por manter-se firme nas trincheiras do programa histórico do proletariado, agarrando-se à sua ideologia científica. Assim, em seu I Congresso, em 1919, o PCM assumiu-se como Seção Mexicana da Internacional Comunista, reafirmando sua firme posição de classe com o mais elevado espírito comunista, que é o internacionalismo proletário, como parte e à serviço da Revolução Proletária Mundial.
O nosso Partido, carne e sangue do proletariado, surgiu como Partido de novo tipo, fundindo-se com os explorados e oprimidos destas terras, dando voz e direção às suas lutas. Por meio de jornais clandestinos como “El Sóviet” e “El Machete”, o nosso Partido realizou um intenso trabalho de agitação e propaganda que permitiu a milhões de mexicanos ter acesso a uma imprensa popular e democrática capaz de informar e formar novas gerações de combatentes revolucionários.
Combatendo com a arma da crítica e com a crítica das armas, os comunistas mexicanos pagaram altos custos por ousarem lutar; suas vidas fundem-se com as vidas dos trabalhadores da cidade e do campo que também foram perseguidos, encarcerados, desaparecidos e assassinados pelo velho Estado. Nada disso foi suficiente para acabar com o Heroico Combatente do proletariado mexicano!
Durante décadas, o Partido enfrentou e derrotou, em mais de uma ocasião, a reação e o revisionismo contemporâneo, o qual, por fim, declarou a “liquidação” do Partido, levando à sua fragmentação em inúmeras forças que, em sua imensa maioria, degeneraram ideológica e politicamente, ficando na retaguarda do oportunismo e da social-democracia.
Contudo, o proletariado mexicano possui uma valiosa tradição de luta e uma enorme experiência política que lhe permite reconhecer perfeitamente os camaleões que enchem a boca falando de “revolução” enquanto praticam o colaboracionismo de classe. Aqueles que buscam sequestrar o nome do Partido enquanto compactuam com o regime estão condenados à lata de lixo da história; este é o lugar que lhes cabe por traficarem com as justas lutas dos trabalhadores e dos povos.
O nosso Partido soube enfrentar a tirania sem baixar suas bandeiras, dirigindo a classe e o campesinato pobre na construção de organizações revolucionárias de massas. E hoje, em meio ao recuo que enfrenta, reorganiza as forças do proletariado mexicano, aprofundando-se entre as massas para construir organismos gerados que compartilham três características principais: 1) assumindo a ideologia científica do proletariado; 2) formando-se como organizações de massas; e 3) adotando o centralismo democrático.
A etapa atual em que se encontra o nosso Partido é a de sua reconstituição, e isto estabelece o seu caráter de Partido Comunista marxista-leninista-maoista, principalmente maoista, com os aportes de validez universal do Presidente Gonzalo. O maoismo é a terceira, nova e superior etapa do marxismo; esta é uma definição científica que afirma a nossa linha política para a revolução que o México demanda. Esta revolução, que será proletária, passará necessariamente por duas etapas fundamentais: 1) Revolução de Nova Democracia, agrária e anti-imperialista, que luta contra o latifúndio, o imperialismo e o capitalismo burocrático; 2) Revolução Socialista, que, baseada na socialização dos meios de produção nas mãos do Novo Estado, garante a soberania nacional, a autodeterminação dos nossos povos e a edificação de um novo modo de produção e distribuição da riqueza. Esta revolução é parte e está a serviço da Revolução Proletária Mundial e, portanto, deverá ser defendida com Revoluções Culturais Proletárias para evitar o risco da restauração capitalista.
A luta pela reconstituição do Partido Comunista do México abarca a necessidade de um Partido militarizado e a construção concêntrica dos três instrumentos da revolução: Partido Comunista, Exército Popular e Frente Popular. Só assim poderemos entregar ao proletariado o seu maior triunfo na luta pelo poder, o seu Heroico Combatente.
O principal do maoismo é o poder, o poder para o proletariado, o poder para a ditadura do proletariado, o poder baseado numa força armada dirigida pelo Partido Comunista. Isto significa que o Partido se reconstitui para iniciar, desenvolver e fazer triunfar a guerra popular em nosso país, não para participar das eleições burguesas ou ser mero cúmplice do caminho burocrático. Desta forma, com guerra popular, o Partido disputará o poder palmo a palmo contra os inimigos do povo, fazendo nascer o Novo Poder de operários, camponeses pobres, povos originários e massas oprimidas nos territórios libertados, formando bases de apoio.
Neste 105º aniversário da fundação do Partido Comunista do México, nós comunistas mexicanos convocamos os explorados e oprimidos do nosso país a fazer destes dois últimos meses do ano uma jornada de celebrações, realizando palestras, conferências, pichações, dazibaos, colagens de cartazes e embandeiramentos vermelhos, difundindo amplamente este chamado a comemorar o 105º aniversário do nosso Partido, o Partido da classe operária mexicana, o Partido Comunista do México.
Comemorar o 105º aniversário da fundação do Partido Comunista do México!
Reconstituir o Partido Comunista do México!
Comitê para a Reconstituição do Partido Comunista do México
Cidade do México
Novembro Vermelho de 2024