Enaltecer o exemplo do companheiro GN Saibaba! (Partido Comunista do Brasil – P.C.B., 2024)

Nota do blog: Repercutimos declaração do Partido Comunista do Brasil – P.C.B. encontrada no periódico Internacional Comunista (CI-IC.org).

O grande democrata revolucionário indiano GN Saibaba (1967-2024).

Proletários de todos os países, uni-vos!

Enaltecer o exemplo do companheiro GN Saibaba!

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil, P.C.B., expressa seu profundo pesar pela morte do intelectual revolucionário, democrata revolucionário e defensor dos direitos do povo indiano, o grande internacionalista Dr. GN Saibaba. Estendemos aqui nossas condolências a seus familiares, amigos e companheiros de luta, bem como a todas organizações democráticas e revolucionárias da Índia, que seguem na luta o tendo como referência maior.

Submetido, na prisão Nagpur Central, a condições desprezíveis e infra-humanas, sem qualquer tratamento médico, a morte do Dr. GN Saibaba foi um assassinato, cruel e covarde, praticado lentamente pelo Estado reacionário da Índia. As camarilhas reacionárias com Modi à cabeça, e o imperialismo, principalmente ianque, apoiados pelo silêncio cúmplice dos revisionistas e oportunistas, que colaboraram, servilmente, são os responsáveis por este crime frio, brutal e premeditado.

O assassinato de GN Saibaba faz parte da ofensiva contrarrevolucionária do Estado reacionário indiano, contra a Guerra Popular no país, contra o PCI (Maoista), contra as massas que lutam sob sua direção e todos aqueles que defendem os direitos do proletariado e dos povos oprimidos. GN Saibaba foi solto apenas para que sua vida não tivesse fim nas mãos do velho Estado indiano, da mesma forma e método que os fascistas italianos aplicaram contra o Camarada Gramsci. Contudo, nada nem ninguém poderá limpar as mãos sujas de sangue do governo do fascista Modi.

Professor de Literatura na Universidade de Nova Déli, GN Saibaba foi também tutor do Campo Norte desta universidade, transformando a sua moradia, na casa de estudantes, professores e ativistas. Sustentou a luta em todo o país contra as leis repressivas draconianas do Estado indiano terrorista, e defendeu vigorosamente os camponeses Adivasis da repressão policial. Na campanha contra a “Operação Caçada Verde”, o companheiro GN Saibaba cumpriu um importante papel, denunciando-a internacionalmente. Ele levantou muito alto a bandeira de apoio à luta das massas amplas e profundas, por romper os grilhões do imperialismo, da semifeudalidade e capitalismo burocrático, que seguem lutando contra a Operação, contrarrevolucionária, Kagaar.

Destacado dirigente da “Frente Democrática Revolucionária”, da Índia, GN Saibaba inspirou todos os lutadores com sua persistência, sua confiança nas massas, e na Revolução. Apoiou, incondicionavelmente, a luta pela libertação dos prisioneiros políticos e agiu com determinação para a formação do “Comitê pela Libertação dos Prisioneiros Políticos (CRPP)”, em seu país, no ano de 2008. GN Saibaba buscou converter em fatos concretos as ideias nas quais acreditava, vencendo todos os obstáculos com determinação e coragem. Nada relacionado com as massas lhe era indiferente e com seu trabalho abnegado, honesto, de elevados propósitos e profundo amor ao povo, tornou-se o exemplo a ser seguido pelas massas e os revolucionários.

Personificou o exemplo dos melhores filhos do povo indiano e do proletariado internacional desempenhando um papel decisivo na defesa do proletariado e povos oprimidos, não apenas na Índia, mas em todo o mundo. GN Saibaba apoiou diretamente a luta dos povos e nações oprimidas contra a dominação imperialista e seus sequazes reacionários, consciente da abertura de um período de novas revoluções no mundo. E encarnando a poderosa causa fez de suas limitações físicas cacos insignificantes. GN Saibaba foi, sim, um gigante de verdade, com braços e pernas, fortes e firmes, capaz de caminhar longas distâncias e percorrer o mundo, lutando contra o imperialismo e toda reação, fazendo tremer a ambos apenas com o tronar da sua voz e a luz de sua convicção.

O Presidente Mao afirmou que o critério correto para distinguir os intelectuais verdadeiramente revolucionários daqueles farsantes e traidores, é comparar a prática de ambos. Os intelectuais revolucionários, diferentemente de seus opostos, estão sempre prontos a se integrar com as massas operárias e camponesas; e, sem qualquer ranço de vaidade, seguem se transformando, desprendendo-se, pouco a pouco, de sua concepção burguesa de mundo, para adquirir a concepção proletária comunista de mundo e servir à revolução em seu país e à Revolução Proletária Mundial.

A vida do companheiro Saibaba é exemplo de verdadeiro intelectual revolucionário, em quem se pode confiar e quem serviu muito à causa do comunismo. Como um anti-imperialista consequente, GN Saibaba não mediu esforços para servir ao povo de todo coração, na luta por sua libertação, sem vacilações e sem qualquer reserva covarde, até seu último suspiro.

Dotado de uma têmpera especial, GN Saibaba soube derrotar os inimigos do povo, mesmo quando o governo hinduísta-fascista lhe impôs duríssimas condições de cárcere, com propósito vingativo, durante dez anos de prisão. Os reacionários criminosos e assassinos encontraram nele uma fortaleza impenetrável que, ao contrário de se dobrar ante os inimigos elevou sua voz contra estes e transformou as duras condições à que foi submetido na mais firme e convicta decisão de viver e lutar. Como verdadeiro anti-imperialista, suas primeiras palavras ao sair da prisão foram dirigidas, com muita emoção, à Heroica Resistência Palestina.

As massas populares organizadas e armadas pelo PCI(M) e pelos marxistas-leninistas-maoistas de todo o mundo, vingarão sua morte e seu nome será escrito para sempre no altar sagrado dos heróis do proletariado e das massas oprimidas de todo mundo.

Como um verdadeiro internacionalista GN Saibaba foi um amigo querido dos maoistas brasileiros e de nossa revolução. Os comunistas e as massas em nosso país, guardarão para sempre, em nossos corações, o exemplo luminoso de sua vida. Nas grandiosas batalhas que se avizinham, a grandeza de sua decisão, de sua entrega sem limites e seu espírito indomável são uma fonte inesgotável de inspiração para as legiões de ferro do proletariado que destruirá a velha e caduca ordem para construir um mundo novo.

Denunciar o assassinato de GN Saibaba!

Viva a Revolução de Nova Democracia na Índia!

Viva a Revolução Proletária Mundial!

Honra e Glória Eternas a GN Saibaba!

Comitê Central do Partido Comunista do Brasil – P.C.B.
Outubro de 2024