Nota do blog: Publicamos a seguir uma declaração da Liga Comunista Internacional – LCI na ocasião do 20º aniversário da fundação do Partido Comunista da Índia (Maoista), marcada pela unificação do Partido Comunista da Índia (Marxista-Leninista) (Guerra Popular) – PCI(ML)[GP] e do Centro Comunista Maoista da Índia – CCMI em 2004.
Proletários de todos os países, uni-vos!
Celebrar e levantar alto o 20º aniversário da fundação do glorioso Partido Comunista da Índia (Maoista)
A Liga Comunista Internacional estende a sua mais sincera saudação ao Partido Comunista da Índia (Maoista) no 20º aniversário de sua fundação, une-se à celebração deste aniversário convocada pelo PCI (Maoista) e estende o apelo a todo o Movimento Comunista Internacional para fazer desta uma celebração do Proletariado Internacional.
Saudamos o Partido Comunista da Índia (Maoista), seu Secretário-Geral Camarada Gaganna, seu Comitê Central, o Exército Guerrilheiro Popular de Libertação, os novos órgãos revolucionários de poder popular, o movimento e as organizações democráticas e revolucionárias de massas, o proletariado e todas as massas e povos explorados e oprimidos que travam uma luta heroica sob a direção do Partido. Inclinamos nossas cabeças para prestar homenagem a todos os camaradas que deram suas vidas ao Partido e à Revolução nas últimas duas décadas desde a fundação do Partido. O camarada Shamsher Singh Sheri, o camarada Sushil Roy, o camarada Azad, o camarada Koteswarlu, o camarada Ramakrishna, o camarada Haragopal, a camarada Anuradha Ghandy, juntos aos 5.249 camaradas que deram suas vidas em meio à Guerra Popular na Índia, foram imortalizados nas fileiras dos heróis do proletariado e do povo oprimido.
Em 21 de setembro de 2004, a unificação do PCI(ML)[GP] e do CCMI deu origem ao Partido Comunista da Índia (Maoista) sob a direção do camarada Ganapathy. Em meio à luta armada, os camaradas indianos lutaram para unir todos os autênticos comunistas em um só Partido, seguindo uma das tarefas estabelecidas pelos dirigentes fundadores e mestres do Partido, o camarada Charu Mazumdar e o camarada Kanhai Chatterjee. Este glorioso Partido foi fundado com base na defesa do marxismo-leninismo-maoismo e sua aplicação no país com uma vasta e rica experiência de direção da luta armada nas três décadas anteriores. A fundação do Partido unificado significou um ponto de viragem na direção da Revolução de Nova Democracia na Índia como parte da Revolução Proletária Mundial.
Este Partido unificado se consolidou ainda mais no Histórico Congresso da Unidade – Nono Congresso em 2007 e com o estabelecimento das bases ideológicas e políticas unificadas para a direção da Revolução de Nova Democracia na Índia e seu caminho ininterrupto até o comunismo, através da Revolução Socialista e Revoluções Culturais Proletárias. O fundado Partido Comunista da Índia (Maoista) travou uma luta sem quartel contra o revisionismo, sustentando no plano internacional a defesa do marxismo-leninismo-maoismo contra o revisionismo e a capitulação de Prachanda-Bhattarai e contra o revisionismo de Avakian. O Partido desenvolveu, entre outras lutas importantes contra desvios de direita e de “esquerda”, a luta contra os revisionistas trotskistas que buscavam negar o caráter semifeudal da sociedade indiana com a pretensão de capitular à luta armada agrária. Este glorioso Partido, dirigindo o Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL) e a Frente Única, conseguiu derrotar as brutais campanhas de cerco e aniquilamento da reação, mantendo alto a bandeira do marxismo-leninismo-maoismo e da Guerra Popular.
Hoje, para os comunistas do mundo, o Partido Comunista da Índia (Maoista) representa três grandes bandeiras vermelhas que separam o joio do trigo no Movimento Comunista Internacional. 1. A defesa do marxismo-leninismo-maoismo contra o revisionismo. 2. O caminho da Guerra Popular contra o caminho dos acordos de paz, da conciliação e da capitulação. 3. A bandeira da Revolução de Nova Democracia, do campesinato como base da luta anti-imperialista, contra aqueles que negam o caráter semifeudal dos países oprimidos pelo imperialismo.
Como Proletariado Internacional, somos chamados a celebrar a fundação do Partido Comunista da Índia (Maoista), comprometendo-nos e redobrando os esforços para cumprir nossos deveres internacionalistas e nossos deveres na revolução em nossos países como parte e a serviço da Revolução Proletária Mundial.
Celebremos a fundação do Partido Comunista da Índia (Maoista) incrementando a campanha de apoio à Guerra Popular na Índia, bem como às outras guerras populares em curso no Peru, na Turquia e nas Filipinas. Particularmente no presente momento, o Partido Comunista da Índia (Maoista) está convocando todas as suas fileiras a assumir os desafios enfrentados pelo movimento revolucionário na Índia com a campanha de cerco e aniquilamento da Operação Kagaar e a defender e consolidar os três instrumentos da revolução para superar os reveses temporários. O Movimento Comunista Internacional deve apoiar o Partido e o movimento revolucionário e dedicar ainda mais esforços na campanha de defesa e solidariedade à Guerra Popular na Índia, ao Partido e ao movimento democrático e revolucionário na Índia dirigido por ele.
Celebremos a fundação do Partido Comunista da Índia dedicando maiores esforços para unir o Movimento Comunista Internacional com base no marxismo-leninismo-maoismo. O Partido Comunista da Índia (Maoista) declarou em sua resolução de fundação em 2004: “O Partido Unificado seguirá mantendo alto a bandeira do internacionalismo proletário e seguirá contribuindo mais fortemente para unir as autênticas forças maoistas a nível internacional. Ademais, também estabelecerá unidade com os povos e nações oprimidas de todo o mundo e continuará a lutar com elas para fazer avançar a revolução proletária mundial contra o imperialismo e seus lacaios, abrindo assim o caminho para a realização do socialismo e depois do comunismo em escala mundial”. Expressamos nosso total compromisso em buscar a unidade com o Partido Comunista da Índia (Maoista) e concentrar todos os esforços para unir todos os autênticos comunistas do mundo sob o marxismo-leninismo-maoismo, mediante o desenvolvimento da luta de duas linhas e o desenvolvimento da revolução em cada país como parte e a serviço da Revolução Proletária Mundial.
Celebremos a fundação do Partido Comunista da Índia (Maoista) desenvolvendo a revolução em nossos próprios países, fundando ou reconstituindo Partidos Comunistas para dirigir as Revoluções de Nova Democracia e Revoluções Socialistas no caminho para o dourado comunismo. A Guerra Popular na Índia, dirigida pelo glorioso Partido Comunista da Índia (Maoista), é um ponto de referência para o proletariado e as nações e povos oprimidos do mundo. A celebração do aniversário do Partido seria palavras vazias se não renovássemos nosso compromisso aplicando o marxismo-leninismo-maoismo em nossos países para preparar mais guerras revolucionárias, pela conquista do poder político.
A Liga Comunista Internacional, todos os seus membros fundadores – Comitês para a Fundação do Partido Comunista (Maoista) da Áustria (KG(m)KPÖ) [Áustria], Partido Comunista do Brasil (P.C.B.) [Brasil], Fração Vermelha do Partido Comunista do Chile (FRPCCh) [Chile], Partido Comunista da Colômbia (Fração Vermelha) (PCC(FR)) [Colômbia], Poder Proletário – Organização Partidária M-L-M Colômbia (PP-OP-MLM) [Colômbia], Partido Comunista do Equador – Sol Vermelho (PCE-SR) [Equador], Comitê Maoista da Finlândia (MKS) [Finlândia], Partido Comunista Maoista (PCM) [Estado Francês], Comitê Bandeira Vermelha (KRF) [República Federal da Alemanha], Comitê para a Reconstituição do Partido Comunista do México (CR-PCM) [México], Servir ao Povo – Liga Comunista da Noruega [Noruega], Partido Comunista do Peru (PCP) [Peru], Partido Comunista Maoista (PCM) [Estado Espanhol], Associação Comunista [Suécia], Partido Comunista da Turquia/Marxista-Leninista (TKP/ML) [Turquia] –, bem como outros Partidos e organizações que trabalham em conjunto com a LCI, exaltam o Partido Comunista da Índia (Maoista) e comemoram com profundo sentimento de classe o seu 20º aniversário de fundação.
CELEBRAR E LEVANTAR ALTO O 20º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO GLORIOSO PARTIDO COMUNISTA DA ÍNDIA (MAOISTA)!
FORTALECER EM TODO O MUNDO AS CAMPANHAS DE APOIO ÀS GUERRAS POPULARES NA ÍNDIA, TURQUIA, PERU E FILIPINAS!
UNIR O MOVIMENTO COMUNISTA INTERNACIONAL SOB O MARXISMO-LENINISMO-MAOISMO!
DESFRALDAR, DEFENDER E APLICAR, PRINCIPALMENTE APLICAR O MARXISMO-LENINISMO-MAOISMO À REVOLUÇÃO EM CADA PAÍS COMO PARTE E A SERVIÇO DA REVOLUÇÃO PROLETÁRIA MUNDIAL!
VIVA O PARTIDO COMUNISTA DA ÍNDIA (MAOISTA)!
VIVA A GUERRA POPULAR NA ÍNDIA!
Liga Comunista Internacional
Setembro de 2024