Via The Red Herald / El Heraldo Rojo / O Arauto Vermelho
Índia: ações na Guerra Popular durante o mês de maio
A.R.
05 de junho de 2024
Imagem em destaque: faixa e bandeira pelo boicote eleitoral em Jharkhand. Fonte: Organiser.
Abaixo reportamos ações realizadas pelos maoistas durante as últimas semanas na Índia no âmbito da Guerra Popular, dirigida pelo Partido Comunista da Índia (Maoista). Muitas destas ações enquadram-se no período eleitoral e chamam a boicotar estas eleições, como outras ações que foram realizadas anteriormente e sobre as quais informamos.
Apesar de crueldades e massacres que o velho Estado indiano leva a cabo contra o povo e a sua vanguarda revolucionária, denominada “Operação Kagaar”, o sangue derramado não afoga a revolução, senão que a rega.
Os guerrilheiros maoistas têm realizado numerosas ações de boicote eleitoral durante este mês de maio, durante o qual decorreram diversas fases das eleições do velho Estado indiano. Em várias áreas de Singhbhum Ocidental, Jharkhand, relata-se que foram colocadas faixas, cartazes e bandeiras chamando a boicotar as eleições e unir-se ao movimento maoista.
Enquanto isso, outras ações foram realizadas, como em Gaya, Bihar, onde os maoistas distribuíram panfletos e colaram cartazes em apoio aos operários pobres e contra um explorador local que os contrata por um salário miserável.
Também foram realizadas várias ações contra pontos de telecomunicações, que são um dos símbolos mais visíveis da política do velho Estado indiano para fazer crer que estão lutando para melhorar o desenvolvimento de Chhattisgarh, quando na realidade fazem parte das suas políticas de desapropriação da terra dos camponeses, militarização e saqueio. Na segunda-feira, 27 de maio, relata-se que guerrilheiros maoistas atacaram duas torres de telefonia móvel em construção nas aldeias de Gaurdand e Chameli no distrito de Narayanpur, Chhattisgarh, incendiando-as. O mesmo tipo de ação foi realizado em Durmi, também no distrito de Narayanpur, no sábado, 25 de maio, incendiando outra torre de telefonia móvel.
Relata-se que os maoistas têm continuado também a eliminação daqueles que delatam ativistas, guerrilheiros ou colaboram com o velho Estado indiano. No domingo, 26 de maio, relata-se que guerrilheiros maoistas eliminaram dois informantes da polícia no distrito de Chatra, Jharkhand. A própria polícia confirmou que os dois eliminados haviam entregue um guerrilheiro maoista à polícia.
Tudo isto aconteceu durante o mês de maio, enquanto em abril o Ministro do Interior do velho Estado indiano, Amit Shah, afirmava categoricamente – mais uma vez – que os maoistas seriam eliminados, que estavam “confinados” em um pequeno território e que Chhattisgarh estava perto de ser libertada da presença maoista.