Via The Red Herald / El Heraldo Rojo / O Arauto Vermelho
Um rifle confiscado e dois soldados eliminados: novidades sobre a Guerra Popular nas Filipinas
G.D.
04 de junho de 2024
Imagem em destaque: Ilha de Samar. Fonte: Web Mavink.
Reportamos algumas ações da Guerra Popular nas Filipinas, que é dirigida pelo Partido Comunista das Filipinas. O jornal Ang Bayan reporta uma ação em Samar Ocidental, nas Filipinas, onde um oficial do 3o Batalhão de Infantaria (BI) foi eliminado e outro ferido.
O Novo Exército do Povo (NEP) de Samar Ocidental (Comando Arnulfo Ortiz) realizou uma emboscada ao acampamento do 3o BI atualmente localizado em Barangay Gayondato, San Jorge, Samar Ocidental. A ação ocorreu quando uma unidade do exército do velho Estado saiu do acampamento para tomar banho. Então o NEP disparou, conseguindo eliminar um cabo e ferir outro soldado. Durante a operação confiscaram um rifle R4.
O exército reacionário está destacado na zona sob o pretexto de ter recebido informes dos residentes sobre a presença do exército popular na zona, mas isso é falso uma vez que os residentes estão assustados desde a chegada dos militares reacionários à zona. Desde que o 3o BI foi implantado aplica-se a lei marcial em San Jorge, onde se impõem controles de acesso aos moradores e se estabelecem os horários em que eles podem ou não ir ao campo, afetando as suas vidas e o seu trabalho.
Esta operação ocorre depois de outra operação que houve em maio no acampamento da CAFGU (Citizen Armed Force Geographical Unit – Unidade Geográfica das Forças Armadas Cidadãs), forças paramilitares, em Motiong e Jiabong, onde um soldado e outro elemento da CAFGU foram eliminados.