No 51º aniversário do assassinato do dirigente comunista İbrahim Kaypakkaya! (TKP/ML, 2024)

Nota do blog: Publicamos a seguir tradução não oficial de uma declaração do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da Turquia/Marxista-Leninista – TKP/ML, na ocasião dos 51 anos da queda em combate do grande dirigente comunista turco İbrahim Kaypakkaya, em 18 de maio de 1973, com apenas 24 anos, quando tornou-se imortal vertendo seu generoso sangue em meio à luta revolucionária após ter fundado o Partido, iniciado e desenvolvido a Guerra Popular.

TKP/ML BP-CC: No 51º aniversário do assassinato do dirigente comunista İbrahim Kaypakkaya, ele segue sendo esperança para o povo e terror para o fascismo!

18 de maio é a data em que foi assassinado o dirigente comunista İbrahim KAYPAKKAYA. Sua queda prematura ocorreu ao desafiar a morte quando tinha apenas 24 anos. Estamos comemorando o 51º aniversário do dia 18 de maio. O camarada İbrahim KAYPAKKAYA é uma das figuras mais importantes da história da revolução turca e é uma figura histórica que logrou o avanço histórico mais notável. Com o sacrifício do camarada İbrahim, a linha revisionista e reformista que dominou o TKP durante 50 anos, após Mustafa Suphi e 15 de nossos camaradas terem sido assassinados pela ditadura fascista em janeiro de 1921, e que era “utópica, egoísta e mentirosa, construída sobre sonhos constitucionais e cheia de espírito de adulação aos grandes latifundiários”, foi fundamentalmente destruída. Ao rechaçá-la, ele desfraldou a bandeira vermelha do proletariado internacional. Em 24 de abril de 1972, nosso Partido, pioneiro comunista da causa da libertação dos trabalhadores turcos, curdos e de várias nacionalidades, foi fundado como TKP/ML.

A medida fundamentalmente inovadora do camarada İbrahim é sua abordagem para criar uma nova visão e horizonte para tratar dos mais agudos problemas e contradições sociopolíticas, e acelerar a discussão destes problemas.

O camarada İbrahim assentou as bases do TKP/ML com uma forma adequada para levar a cabo a revolução no país. Para o Camarada Dirigente, estava claro que a vanguarda comunista que dirigiria a guerra popular, que é a estratégia revolucionária exigida pela estrutura social e econômica semicolonial e semifeudal, deveria ter um caráter guerreiro. Ao fundar o Partido com base nesta abordagem, também iniciou a guerra de guerrilhas, que foi a veia jugular da Guerra Popular, em Malatya e Dersim. Assumiu a direção do Partido responsável por comandar a guerra. Adotou uma posição de acordo com a ideia de organizar o Partido na guerra. As forças guerrilheiras do camarada, que estavam localizadas em Dersim, um dos centros da guerra e uma das estepes secas, foram sitiadas pelas forças fascistas em janeiro de 1973. Neste cerco, o camarada Ali Haydar Yıldız uniu-se à caravana dos imortais. O camarada İbrahim logrou sair ferido do cerco inimigo. Todavia, em 29 de janeiro, caiu nas mãos do inimigo devido ao papel de um delator na aldeia onde se refugiava. Esteve sob intensas torturas do inimigo de 29 de janeiro a 18 de maio, quando foi assassinado.

Enfrentou meses de tortura com uma conduta extraordinária centrada em proteger a sua causa, os seus camaradas, o povo e a linha revolucionária. O camarada İbrahim elevou a compreensão da luta de classes ao nível mais avançado e desafiou toda mediocridade. Sua conduta frente a tortura é um ataque ideológico e político contra o fascismo e uma atitude de organizar a revolução contra as classes dominantes. Em sua defesa e em suas cartas, cada palavra é medida e há uma abordagem que busca elevar a causa do comunismo. O camarada İbrahim respondeu às torturas do fascismo elevando a linha revolucionária, confiando na consciência e na ciência que construiriam a causa da libertação do povo e do comunismo até seu último suspiro. Aos 24 anos, uniu-se à caravana dos imortais criando o marco teórico básico, construindo o Partido Comunista e escrevendo um manifesto que serve de base à revolução.

Camaradas, nosso povo trabalhador turco, curdo e de várias nacionalidades,

O assassinato do camarada İbrahim teve graves consequências negativas em termos do avanço e organização da revolução e da construção do Partido. Nosso Partido sofreu sua primeira derrota em sua fase de criação e seu processo de construção foi gravemente interrompido. Foram sentidos todo tipo de insuficiências ideológico-políticas que ocorreriam na ausência de um dirigente que estava dotado de uma fé infinita nos problemas fundamentais da revolução e do Partido e que trabalhava com paixão para estar preparado. O camarada İbrahim tinha uma estrutura de direção que reunia a tendência, a compreensão e a experiência das forças mais avançadas e revolucionárias do povo e dos setores mais ativos. A direção política tem uma importância decisiva nos momentos de inflexão histórica. O camarada İbrahim tornou-se imortal precisamente na etapa em que havia uma necessidade urgente de construir o Partido, organizar o caminho da revolução e continuar respondendo aos problemas teóricos básicos, e ele tomou a decisão voluntária para o conseguir. Sua presença, e certamente sua ausência, demonstrou o quão crucial ele foi para a direção política e para um Partido Comunista.

Nosso Partido perdeu muito cedo não só seu fundador e teórico, mas também sua direção política. A base ideológica e política que ele assentou adquiriu o poder de se tornar guia de um processo histórico e permaneceu elemento vivo deste processo histórico. A base teórica de que a revolução do país, que é uma Revolução Democrática Popular, ainda não perdeu nada de sua qualidade científica. Formou uma base que capta o elo principal em uma série de problemas políticos e sociais, incluindo a natureza política e o caráter histórico do regime kemalista, a estrutura das classes dominantes, a identificação das classes revolucionárias, a estrutura multinacional e a sua abordagem para o problema nacional curdo. O camarada İbrahim moldou uma abordagem científica sobre muitos temas, incluindo a compreensão do Partido e seu papel de direção, a luta contra o revisionismo, a estratégia revolucionária que garantirá a preservação da qualidade do Partido Comunista em países como o nosso e uma linha de massas baseada na tendência histórica das massas e na orientação de seus elementos mais avançados e ativos. Esta concentração político-ideológica nos problemas e na organização da revolução, sem dúvida, debilitou-se com a sua perda. Porém, ele nunca se deteve nem permaneceu estagnado, nunca foi abandonado nem esteve condenado à solidão. É pela sua qualidade de guia na luta do povo pela libertação que a linha e o Partido que organizou asseguraram sua continuidade sem cessar. Desde que o camarada İbrahim traçou este caminho, centenas de milhares de pessoas seguiram seus passos até hoje. Seu Partido, que foi sua maior obra em sua curta vida, guardou zelosamente sua linha. Por isso, perdeu três secretários-gerais nos campos de batalha. Dezenas de seus quadros e centenas de militantes tornaram-se imortais na luta seguindo as linhas da Guerra Popular.

O legado do camarada İbrahim está hoje, sem dúvida, em nossas mãos. Como seus sucessores, aceitamos que ainda não conseguimos nos acercar de seu método e atitude científica que domina a realidade, olhando para nossa realidade na luta de classes e para nossa incapacidade para resolver as contradições. No entanto, procuramos nossas deficiências e fracassos não na desconfiança de sua linha, mas nas insuficiências e debilidades que experimentamos quando se trata de dominar e fazer avançar a luta de classes. Isto nos leva ao conhecimento de perseverar na linha e ser moldados com a consciência de que o marxismo-leninismo-maoismo é a maior arma que temos para superar esta insuficiência.

Hoje, baseando-nos no camarada İbrahim, lutamos para levantar uma barreira contra o reformismo, as ilusões constitucionais, o palavrório sobre o “poder impotente” e as teorias de desenvolvimento gradual com oportunidades dentro da ordem, teorias que não enfrentam os reais problemas e princípios da revolução e as tendências revolucionárias das massas.

Assumimos firmemente a posição defendida pelo camarada İbrahim de que um Partido sem caráter guerreiro não pode sobreviver nas condições de nosso país e continuar o trabalho com determinação. Estamos conscientes de que a crescente ira das massas, seu poder para destruir e construir, é moldado pelas tendências e atitudes dos segmentos mais avançados e ativos da atualidade. Seguimos levando a bandeira que herdamos do camarada İbrahim, insistindo no lugar correto e na linha correta com nossos 52 anos de experiência, examinando as contradições políticas e sociais e a tendência para encontrar a direção, nossa própria situação e a situação do inimigo.

Esta determinação não é ofuscada pelo prolongado processo da contrarrevolução, o nível atrasado da luta de classes não nos causa desânimo, nossas debilidades e deficiências não diminuem nossa determinação, e as demonstrações de poder dos bandidos imperialistas e do fascismo não nos provocam medo. A justiça histórica da causa do povo, a inevitabilidade da luta de classes e o fato de que o que é correto está destinado a converter a fraqueza em força, mantêm vivas nossa determinação e poder de luta.

Camaradas, nosso povo trabalhador,

Nosso dirigente İbrahim KAYPAKKAYA tornou-se uma bússola de salvação para o povo trabalhador turco, curdo e de várias nacionalidades com o caminho vermelho que ele traçou. Camarada İbrahim, há que se saber que mais necessidades do que ontem significam uma preparação mais sólida para amanhã. Hoje, a ira acumulada do povo e seu desejo de derrotar o fascismo só é possível rastreando e seguindo a linha comunista revolucionária criada pelo camarada İbrahim.

Nosso Partido está decidido a continuar com sua vontade de lutar contra o fascismo, o imperialismo e todo tipo de reacionarismo, e a continuar por este caminho até a vitória. Seguiremos o caminho do camarada İbrahim, que é esperança para nós e terror para o fascismo.

NO 51º ANIVERSÁRIO DE SEU ASSASSINATO, O DIRIGENTE COMUNISTA İBRAHİM KAYPAKKAYA É IMORTAL!
OS MÁRTIRES DA REVOLUÇÃO SÃO IMORTAIS!
SIGAMOS NO CAMINHO VERMELHO DE İBRAHİM KAYPAKKAYA!
VIVA A VITORIOSA GUERRA POPULAR!
VIVA O CAMINHO LUMINOSO DO MARXISMO-LENINISMO-MAOISMO!
VIVA O NOSSO PARTIDO TKP/ML, O EXÉRCITO POPULAR TİKKO E A ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE TMLGB!

TKP/ML BP-CC
(Partido Comunista da Turquia / Marxista-Leninista Birô Político do Comitê Central)
Maio de 2024

“O dirigente comunista İbrahim Kaypakkaya é imortal!”