Nota do blog: Publicamos tradução não oficial de uma declaração do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da Turquia/Marxista-Leninista – TKP/ML, um dos quinze partidos e organizações marxistas-leninistas-maoistas da Liga Comunista Internacional – LCI, que neste 24 de abril completou 52 anos de sua fundação em 1972 pelo camarada İbrahim Kayapakkaya.
TKP/ML BP-CC: NOSSO PARTIDO TKP/ML COMPLETA 52 ANOS! NOSSA LUTA PELA REVOLUÇÃO E PELO COMUNISMO CONTINUA E CONTINUARÁ ININTERRUPTAMENTE!
Nosso partido TKP/ML celebra o 52º aniversário da sua fundação no dia 24 de abril. Saudamos aos membros, combatentes, militantes e apoiadores de nosso partido com o mesmo entusiasmo do ano da sua fundação. Declaramos que o nosso partido, que tem o programa revolucionário da luta de libertação do nosso povo trabalhador turco, curdo e de várias nacionalidades, está mais decidido e determinado a cumprir esta tarefa com 52 anos de experiência. Nosso partido TKP/ML tem sido capaz de continuar a sua luta pela revolução e pelo comunismo de forma contínua e ininterrupta durante 52 anos, agarrando-se firmemente ao seu programa comunista, preservando meticulosamente o seu objetivo de fazer a revolução, seguindo os passos do nosso líder fundador, o camarada İbrahim KAYPAKKAYA.
Paralelamente à sua fundação, nosso Partido teve a audácia de iniciar a Guerra Popular, estratégia da revolução para o país. Durante 52 anos, garantimos sua continuidade com centenas de camaradas imortais que marcaram os campos de batalha com audácia comunista. Ao dar milhares de prisioneiros, demonstramos que nunca deixaremos de pagar o preço pela causa da revolução e do comunismo e criamos uma consciência. Dezenas de milhares de centenas de operários e trabalhadores tomaram consciência e foram forjados pela linha de İbrahim KAYPAKKAYA e continuaram a marcha de 52 anos contribuindo para o progresso de nosso partido, dando-lhe coração e apoio. Nosso partido TKP/ML é o sujeito comunista que trava uma luta contínua com um grande acúmulo de experiência e a contribuição deste. Apesar de todos os reveses, derrotas e as debilidades do processo que atravessamos, esta característica básica nunca foi obscurecida ou apagada. Com esta característica, nosso Partido está na batalha para dirigir a luta de com seu programa e ação independentes, que são a necessidade mais fundamental do proletariado e do povo.
Nosso partido TKP/ML anunciou sua criação em 24 de abril de 1972, sob condições em que a ditadura fascista reprimiu a todos os setores sociais e aos pioneiros revolucionários e progressistas. Sob a direção do camarada İbrahim KAYPAKKAYA, nosso partido declarou sua fundação traçando uma linha clara da perspectiva comunista contra todas as vacilações pacifistas, reformistas e, claro, todas as correntes aventureiras. Em sua curta vida revolucionária, o camarada İbrahim KAYPAKKAYA assentou as bases de nosso partido com uma forte abordagem teórica e um movimento revolucionário audaz. O camarada İbrahim, ao estabelecer uma linha de luta contra as correntes revisionistas, adotou uma abordagem que centrava em determinar a estrutura social do país, a natureza política do inimigo, o programa que levaria o povo à libertação e a linha política geral. O que dá direção a esta abordagem é que ela se baseia na ciência da história e da sociedade e sua ótica de classe para todos os problemas. Portanto, da nomenclatura do partido ao seu programa, da estratégia da revolução à linha de massas, das alianças de classe à definição das classes inimigas, da análise da estrutura multinacional à natureza do regime político, conseguiu-se plantear os problemas fundamentais da revolução com uma forte luta teórica. Ainda hoje, a análise de classe e a clareza em sua abordagem do kemalismo e da questão nacional curda são um antídoto contra o social-chauvinismo e as abordagens colaboracionistas de classes. Mais uma vez, em países semifeudais e semicoloniais como o nosso, a posição adotada pelo partido comunista de que só pode preservar e fortalecer suas qualidades comunistas através da estratégia da Guerra Popular é uma barricada indestrutível contra todo tipo de liquidacionismo.
Nosso Partido foi construído sob a direção do dirigente comunista İbrahim KAYPAKKAYA e tem tentado desempenhar seu papel de direção na luta de classes sobre estas bases há 52 anos. O processo que atravessamos está sob o assédio de correntes liquidacionistas contra os problemas e princípios fundamentais da revolução, contra a luta armada e a derrubada do sistema, que envolve a libertação do povo. Além deste ataque ideológico, há um ataque intenso e em grande escala por parte do imperialismo e do fascismo para destruir e intimidar a luta revolucionária. Nosso partido se encontra em um processo social e político muito difícil, do mesmo modo quando declarou sua criação. Enfrenta este processo se centrando persistente e decisivamente nos problemas e necessidades da revolução, aferrando-se firmemente no rumo principal da luta de libertação do povo. Ao determinar políticas e formular táticas, não se compromete com abordagens que não tenham em conta os principais problemas e necessidades da revolução e que não a nutram e fortaleçam. Toma uma posição ideológica e política contra todo tipo de atitudes que permitam que o povo seja manipulado por camarilhas fascistas e obstaculizem sua ação independente. Não se abstém de traçar linhas espessas entre ele e as abordagens constitucionalistas, sistêmicas e indexadas às eleições e de procurar orientar-se persistente e decisivamente em direção a uma orientação revolucionária.
Sem dúvida, estamos num nível muito atrasado em termos de converter a raiva e reação dos turcos, dois curdos e do povo de diversas nacionalidades contra o fascismo em uma força organizada e equipá-los com a consciência da revolução. Isto é um fato. Ainda não foi organizado um processo revolucionário de acordo com a agudização das contradições sociais e as massas não foram mobilizadas em torno deste eixo. Nosso Partido está consciente de que esta tarefa é de vital importância e que isso só se sucederá com uma posição e concentração de acordo com as reais necessidades da revolução. Nestes períodos, o principal é não romper com os interesses e tendências das massas. O seguinte conselho do camarada Lenin é uma abordagem que nosso partido aplica firmemente e que domina a sua linha: “A ideia de construir a sociedade comunista exclusivamente com mãos comunistas é infantil, absolutamente infantil. Nós, comunistas, não passamos de uma gota de água no oceano, uma gota no oceano do povo. Só conseguirão que o povo siga o seu caminho se o definirem corretamente”. Nosso Partido, com seus quadros, membros, militantes e apoiadores, tem consciência de que é uma gota no mar do povo. As massas moldam a história e são o verdadeiro poder. Nosso Partido nunca se contentou em determinar corretamente o rumo da história. Esteve na luta e na determinação de atrair as massas para o rumo da história. Hoje considera que o cumprimento desta tarefa é o seu principal e fundamental problema e está tomando forma.
O 52° aniversário da fundação de nosso Partido deve ser a ocasião para que o nosso compromisso com a revolução, a nossa fé no mundo comunista, a nossa coragem de nadar contra a corrente, cresçam ainda mais. Nosso 52º aniversário nos dará maior capacidade de reconhecer sem medo o que o povo logrou muito bem e o que não logrou alcançar. Nosso Partido surgiu com o papel de vanguarda comunista e continua seu caminho com esse papel histórico. Uma das características que fortalece nosso partido é evitar ao máximo a situação de tornar-se arrogante e não ver a fonte do seu poder, o que quase leva os partidos revolucionários à extinção. Temos consciência de que ter medo de falar de sua insuficiência organizará a marcha rumo à extinção. Como disseram os camaradas Lenin, Stalin e Mao, não desapareceremos porque não temos medo de falar das nossas debilidades, não temos medo de enfrentá-las, estamos avançando e avançaremos aprendendo a superar as debilidades.
Nosso partido tem vontade, dinâmica revolucionária e posição de classe para superar todas as suas deficiências e insuficiências. Nosso 52º ano de luta deve mais uma vez dotar o nosso partido, produto da Grande Revolução Cultural Proletária, com a determinação de superar as dificuldades, superar as deficiências e conduzir persistentemente as massas pelo caminho que traçou. A causa da revolução e do comunismo, que os nossos camaradas imortais nos confiaram “fazer melhor do que nós mesmos”, continuará até alcançarmos a vitória com o espírito de nosso partido e de todos os seus componentes.
– MIL SAUDAÇÕES AOS QUE LUTARAM E FORAM IMORTALIZADOS PELO PARTIDO E PELA REVOLUÇÃO!
– VIVA O 52º ANO DE LUTA DO NOSSO PARTIDO!
– VIVA A LUTA PELA REVOLUÇÃO E O COMUNISMO CONTRA O PESSIMISMO, A INTIMIDAÇÃO E O LIQUIDACIONISMO!
– GUERRA ATÉ O COMUNISMO COM O MARXISMO-LENINISMO-MAOISMO COMO NOSSO GUIA!
– SEGUIR ADIANTE NA ROTA VERMELHA DO DIRIGENTE COMUNISTA İBRAHİM KAYPAKKAYA!
– VIVA O NOSSO PARTIDO TKP/ML, E SOB SUA DIREÇÃO O EXÉRCITO POPULAR TİKKO E A TMLGB!
TKP/ML BP-CC
(Partido Comunista da Turquia / Marxista-Leninista Birô Político do Comitê Central)
Abril de 2024