Um traidor e ativos militares punidos pelo NEP nas Filipinas
Traduzido de Red Herald / Arauto Rojo
G.D.
17 de novembro de 2023
Imagem em destaque: Materiais confiscados de um traidor em Negros Occidental, provando sua associação às forças auxiliares da CAFGU. Fonte: PRWC
O novo exército do povo, sob a direção do Partido Comunista das Filipinas, está entregando justiça revolucionária ao povo, punindo aqueles que cometem crimes contra as massas. O NEP-Northern Samar das Filipinas relatou ações realizadas em abril contra elementos contra-revolucionários na cidade de Las Navas. Dois deles eram ativos militares, responsáveis por assassinatos de camponeses cometidos pela AFP. O terceiro dos punidos fazia parte de uma grande família de proprietários de terras que está roubando a terra na área, um ex -paramilitar e um cúmplice para os soldados acampados na cidade. Os três foram condenados à morte pelo tribunal do povo depois de desconsiderar vários avisos.
Da mesma forma, a NEP – Leyte Island relatou ações em abril. Um ativo de inteligência e um membro do CAFGU foram mortos em uma ação militar em Sitio Valibulan, Barangay Katipunan, Silago, sul de Leyte, no dia 2 de abril. O membro do CAFGU foi responsável por contrabandear um dispositivo GPS para um suposto acampamento da NEP, que resultou em uma casa de um camponês e 50 árvores de côco sendo destruídos em um bombardeio.
Um traidor do NEP foi punido em Sityo Quarry, Barangay Poblacion, Toboso, Negros Occidental pelo NEP-Northern Negros (Roselyn Jean Pelle Command) em 20 de outubro. Eles executaram o ex -membro da NEP, que trabalhou como um guia para a AFP e participou de ataques. Além disso, as massas da área o acusaram de assédio e estupro sexual. Os guerrilheiros recuperaram seus IDs auxiliares ativos do CafGu (CAA), ordem de missão e outros equipamentos pessoais.
Um M16, uma espingarda, duas pistolas, uma granada de mão e um rádio VHF foram confiscados de um grande proprietário e agente do 57º Batalhão de Infantaria pelo NEP-Sultão Kudarat no dia 13 de novembro. Essas armas foram usadas para roubar terras dos camponeses pobres. Além disso, a NEP lançou uma operação contra o 37º IB em 10 de novembro em Sityo Pangyen, Barangay Hinalaan, Kalamansig. Os moradores cumprimentaram a operação, pois as tropas da AFP estão assediando -as com frequência e causando problemas com jogos de azar e bebida.
O NEP-Sultão Kudarat também emitiu uma declaração em que denunciam como o 37º Batalhão de Infantaria quebra as leis internacionais da guerra. No dia 8 de outubro, o 37º IB capturou Rafael Zambrano (Ka Dodong/Tres) em Sityo Bugkog, Barangay Limulan, o torturou e no final atirou nele. Para esconder que haviam matado um prisioneiro de guerra, os soldados da AFP despertaram um encontro em uma área em que a NEP não estava operando no momento.