Tradução do Servir ao Povo de matéria do portal Red Herald / Heraldo Rojo

A.R. – 17 de agosto, 2023
Durante esta semana foram noticiadas novas ações nas guerras populares que ocorrem na Índia e nas Filipinas, dirigidas respectivamente pelo Partido Comunista da Índia (Maoista) e pelo Partido Comunista das Filipinas.
Índia

Os guerrilheiros maoistas eliminaram vários policiais do velho Estado indiano durante esta semana. Já informamos previamente de outras ações que ocorreram por ocasião da Semana dos Mártires. Nesta semana, o Estado indiano reconheceu que três de seus policiais foram aniquilados e outro foi ferido, todos eles parte dos operativos das forças especiais e envolvidos em operações antimaoistas no Estado de Jharkhand. No dia 11 de agosto, um agente foi aniquilado e outro ficou ferido em um tiroteio contra os guerrilheiros maoistas.
Na segunda-feira, 14 de agosto, mais dois agentes de polícia foram aniquilados em outro tiroteio no mesmo estado. O Estado indiano posteriormente informou que durante este ano cinco supostos guerrilheiros maoistas foram eliminados. Tendo em conta que a operação repressiva está ocorrendo durante todo o ano em Jharkhand, a cifra seria bastante menor do que o desejado pelas forças repressivas indianas.
Também foi publicado um vídeo mostrando manifestações, uma assembleia e atos de grupos culturais.
Filipinas

O Novo Exército do Povo [New People’s Army – NPA] realizou novas ações contra o velho Estado filipino. Já informamos anteriormente de outras ações.
No dia 14 de agosto, o PCF [Communist Philippines Party – CPP] aplaudia as ações e iniciativas do NPA, ao realizar uma série de ofensivas táticas em Negros e em Masbate, e o incentivava a realizar mais ofensivas em defesa dos direitos do povo e a reforçar os ataques contra o velho Estado filipino. Dois dias depois eram anunciadas novas ações exitosas do NPA nestes dois territórios: a primeira delas foi em Masbate, onde as tropas do NPA emboscaram uma caminhonete com vários agentes armados do Estado filipino, destruindo-a e ferindo seus ocupantes. As Forças Armadas das Filipinas [AFP] disseram que os feridos eram simples civis, mas dois deles eram agentes das CAFGU e também havia outro paramilitar armado. Os paramilitares da zona foram responsáveis por auxiliar o Estado filipino e as grandes companhias mineradoras a expulsarem os camponeses de suas terras, perseguir e atacar dirigentes camponeses, dentre outras operações repressivas.
A outra ação foi realizada em Negros Oriental, onde se desarmou um civil conhecido como “Pen-Pen Fajardo”, despojando-o de quatro pistolas que foram confiscadas pelo NPA. Este homem costumava aterrorizar o povo, usava suas armas para ameaçar e perseguir as massas, e realizar abuso de poder contra elas. O NPA também anunciou que um Tribunal Popular Revolucionário em Negros Ocidental condenou a morte e executou Jomarie Benitez por múltiplos delitos contra o povo, dentre eles delatar às AFP onde estavam muitos civis, guerrilheiros feridos e opositores ao velho Estado filipino para que as tropas estatais pudessem executá-los.