Red Herald: Novas ações na Guerra Popular nas Filipinas

Nota do blog: Republicamos tradução do blog Servir ao Povo de notícias do Portal Red Herald (Arauto Vermelho) sobre ações da Guerra Popular nas Filipinas.

Novas ações na Guerra Popular nas Filipinas

A.R. – 17 de Julho de 2023

Fonte: Philippine Revolution Web Central



No dia 27 de junho, o Novo Exército do Povo (NEP), sob direção do Partido Comunista das Filipinas, realizou uma operação de perseguição contra a 41ª Divisão da Companhia de Reconhecimento do Exército filipino. A operação foi realizada próximo das 16:30h, em Barangay Das-agan, San Francisco, Agusan do Sul. Foi morto um soldado do Exército filipino e outro foi ferido.

Noticiamos anteriormente outra ação do NEP, também em 27 de junho, na qual um soldado das Forças Armadas das Filipinas (AFP na sigla em inglês) foi assassinado e outro ferido.

Nos dias 6 e 10 de julho, o NEP lançou uma operação de cerco em Sorsogon. A operação tinha como alvos os soldados do 22º Batalhão de Infantaria do velho Estado filipino. Na primeira ofensiva da operação, no dia 6, o NEP atacou os soldados que haviam acampado em um centro de evacuação durante três semanas. Os soldados se dispersaram e entraram nas casas de civis e os utilizaram como escudos humanos. Na segunda ofensiva da operação, o NEP explodiu uma grade do campo do 22º Batalhão de Infantaria.

No dia 7 de julho, às 7:00h da manhã, o NEP atacou um grupo do 94º Batalhão de Infantaria em Negros Ocidental. Os soldados das AFP estavam a caminho da casa onde descansavam, quando foram atacados. Dois soldados foram assassinados na ação. Potenciano Sevilla (Ka BamBam), do NEP, foi martirizado na luta. Em um comunicado sobre a ação, o comandante Mt. Casermon, do NEP, saudou a coragem e a determinação de seu camarada tombado: “O MCC-NPA e as forças revolucionárias enviam saudações vermelhas a Ka Bamban, que demonstrou valentia e determinação enfrentando o inimigo. Sua vida, que foi sacrificada pela revolução, será uma inspiração e regará a terra fértil para a continuidade da luta armada” (nossa tradução). O comunicado também acrescenta que suas unidades estavam movendo-se em terreno favorável e que as AFP não recuperaram nenhuma arma após o embate.

Fonte: Philippine Revolution Web Central

Também em 7 de julho, às 10:00h da manhã, o NEP matou Androy Gil, um membro da CAFGU, uma unidade militar auxiliar da AFP. Gil também era membro do grupo paramilitar Alimaong, e um membro da inteligência da AFP. O NEP capturou dele uma pistola calibre .45 e duas munições.