Proletários de todos los países, uni-vos!
Viva a memória de Ka Benito Tiamzon e Ka Wilma Austria!
Desfraldar alto a bandeira vermelha do Marxismo-Leninismo-Maoismo!
Maio de 2023
Ao Partido Comunista de Filipinas
Ao Movimento Comunista Internacional
Com profundo sentimentos de pesar, solidariedade e indignação, a Liga Comunista Internacional se dirige ao Partido Comunista de Filipinas, ao Novo Exército do Povo e a todas as forças revolucionárias do povo filipino por ocasião da caída dos camaradas Benito Tiamzon (Ka Laan) e Wilma Austria (Ka Bagong-tao). A morte dos camaradas Benito e Wilma são una dura perda para o proletariado internacional que enlutou os corações dos comunistas em todo o mundo.
Denunciamos e marcamos a fogo o covarde assassinato dos camaradas Benito e Wilma pelo exército reacionário filipino com a participação direta dos imperialistas ianques, é responsabilidade direta de Ferdinand Marcos Jr, do comandante-geral das FAF, Tenente-General Bartolome Bacarro, do chefe de equipe das FAF, General Edgardo de Leon, então cabeça da JTF-Storm e da Oitava Divisão de Infantaria, e General de Brigada Marceliano Teofino, cabeça do serviço de inteligência das FAF. O Estados Unidos estiveram diretamente envolvidos no crime através da Força Tarefa Conjunta Especial Trident, uma unidade que está diretamente comandada, treinada e armada por Estados Unidos.
Juramos vingar este repugnante crime contra o proletariado internacional com mais e mais guerras populares para varrer a reação e o imperialismo da face da terra.
Seguir o exemplo dos camaradas Benito e Wilma
Os camaradas Benito e Wilma foram uns dos melhores filhos do proletariado internacional, uns dos seus mais destacados dirigentes. Os camaradas Benito e Wilma dedicaram toda sua vida às massas exploradas e oprimidas, organizando-as pelo caminho revolucionário da Guerra Popular, para realizar a revolução de Nova Democracia, construir o socialismo e marchar ao resplandecente comunismo. Seus exemplos luminosos devem ser difundidos amplamente em todo Movimento Comunista Internacional, especialmente para as novas gerações de revolucionários.
Ainda muito jovens os camaradas Benito e Wilma se fundiram com as amplas massas populares e desde então colocaram plenamente suas vidas a serviço do Partido e da Revolução de maneira que as gloriosas trajetórias de suas vidas se confundem com a história da revolução nas Filipinas, nos últimos 40 anos.
Sob o impacto da Grande Revolução Cultural Proletária na China, da grande luta entre marxismo e revisionismo, nos anos de 1960, os camaradas Benito e Wilma, se puseram nas primeiras fileiras do proletariado internacional e contra o vento e a maré, sob a direção do camarada José Maria Sison, assumindo suas responsabilidades históricas e de modo crescente entre os quadros do Partido em diferentes regiões do país.
Durante o Segundo Movimento de Retificação (1992-1998), os camaradas Benito e Wilma jogaram um papel decisivo dando luta a morte e derrotando o revisionismo que buscava negar o marxismo-leninismo-maoismo e o caminho da Guerra Popular para realizar la Revolução de Nova Democracia.
Durante as últimas três décadas o Camarada Benito Tiamzon, como Presidente do Comitê Executivo do Comitê Central, dirigiu o PCF e o NEP, foi da alta liderança da Revolução filipina. Sob sua direção direta, as campanhas de cerco e aniquilamento do imperialismo e da reação foram derrotadas uma após outras, o revisionismo não pôde levantar sua cabeça, e a revolução ganhou sucessivas batalhas. Sob sua direção as gloriosas e invencíveis bandeiras do marxismo-leninismo-maoismo e da Guerra Popular ondeiam invictas nas Filipinas, como uma tocha da Revolução Proletária Mundial!
Estimados camaradas,
Em fins de 2022, quinze partidos e organizações marxista-leninista-maoistas, realizaram a Conferência Internacional Maoista Unificada. Sua realização significou um salto na luta pela reunificação dos comunistas no mundo, com a fundação de uma nova organização internacional do proletariado, a Liga Comunista Internacional – LCI, que tem a tarefa suprema de impulsionar a revolução proletária mundial, lutando incansável e conscienciosamente por seguir avançando na reunificação de todo o MCI sob a consigna de “Unir-se, sob o Maoismo”, através de permanentes consultas bi e multilaterais, campanhas e ações à escala mundial contra o imperialismo e toda a reação e o revisionismo, de apoio às guerras populares em curso, às lutas de libertação nacional e lutas das massas populares; em defesa dos presos políticos e prisioneiros de guerra revolucionários; de declarações conjuntas, debates e lutas de duas linhas.
A LCI tem orgulhosamente em suas fileiras dois partidos comunistas que dirigem Guerras Populares, o Partido Comunista do Peru e o Partido Comunista da Turquia/ Marxista-Leninista. Também, os partidos e organizações membros da LCI trabalham na preparação para iniciar a Guerra Popular em seus países, seguros de que esta é nossa principal contribuição à revolução proletária mundial.
Desde a luta pela fundação mesma da LCI, a Guerra Popular nas Filipinas e o PCF, são uma fonte luminosa de inspiração para os que, hoje membros da LCI, estão entregues a essa causa. Quando recebemos a terrível notícia das mortes dos camaradas Benito Tiamzon e Wilma Austria, nossos corações se enlutaram e seus nomes foram gravados com letras douradas para sempre em nossas bandeiras vermelhas.
Ante a suas memórias gloriosas inclinamos respeitosa e solenemente nossas cabeças e nossas bandeiras.
A LCI convoca a todos(as) seus membros, a todo proletariado internacional e aos povos do mundo, a todas organizações anti-imperialistas, democráticas e revolucionárias a homenagear aos heroicos camaradas Benito Tiamzon e Wilma Austria, denunciar seu assassinato monstruoso e aprender de seus exemplos grandiosos.
Chamamos a todo Movimento Comunista Internacional a estudar a obra teórica e prática dos camaradas Benito Tiamzon e Wilma Austria, e propagar por todos os rincões do mundo as consignas estabelecidas pelo Partido Comunista das Filipinas: Viva a memória de Ka Benito Tiamzon e Ka Wilma Austria! e Desfraldar alto a bandeira vermelha do Marxismo-Leninismo-Maoismo!
Estamos seguros que o PCF transformará esta dura perda em maior fortaleza e que o exemplo dos camaradas Benito e Wilma se multiplicará pelas novas gerações de militantes, quadros e dirigentes comunistas e demais revolucionários em Filipinas e ao redor do mundo.
Os Camaradas Benito e Wilma são imortais!
Honra e glória aos camaradas Benito Tiamzon e Wilma Austria!
Viva o marxismo-leninismo-maoismo!
Viva o Partido Comunista das Filipinas!
Viva a Guerra Popular!
Liga Comunista Internacional – LCI