Honra e Gloria Eternas a Benito e Wilma! Herois do Povo Filipino e do Proletariado Internacional
Cartaz da FRDDP em homenagem aos herois Benito e Wilma do PCF.
Abaixo publicamos mensagem do PCF:
Saudações vermelhas e homenagem especial a Benito Tiamzon
e Wilma Austria-Tiamzon, grandes e honoráveis líderes da revolução!
Assumamos os deveres que deixaram para trás de
levar a revolução a um novo nível de força e progresso!
22 de abril de 2023
Por motivo do 50º aniversário da Frente Democrática Nacional das Filipinas (NDFP), o Partido Comunista das Filipinas em Katagalugan do Sul outorgou o título único e mais alto, uma homenagem a Benito “Ka [Camarada] – Laan” Tiamzon e Wilma “Ka [Camarada] Bagong-tao” Austria-Tiamzon, grandes e respeitados pilares do Partido, do Novo Exército do Povo e Frente Democrática Nacional das Filipinas. Foram brutalmente assassinados pelo verdugo inimigo, junto com outros oito revolucionário no dia 21 de agosto de 2022. De acordo com a ordem do Comitê Central do Partido, o Partido na região Sudeste instrui a todas as unidades do Novo Exército do Povo para que se formem na manhã do dia 24 de abril para realizar uma saudação pacífica de 21 salvas de tiros. Antes de serem eleitos para a direção nacional, jogaram um papel decisivo no avanço integral nas áreas do movimento em Visayas Oriental (por Ka Laan) e Luzón Central (por Ka Bagong tao).
Durante o período de desorientação e graves desvios da década de 1980, Ka Laan e Ka Bagong Tao lideraram a formulação e a defesa da linha correta do Partido e promoveram o Segundo Grande Movimento de Retificação (IDKP) em todo o país. Dirigiram habilmente o Comitê Central do Partido para defender e frustrar todas as tentativas dos imperialistas estadunidenses, cúmplices locais e renegados revisionistas de enganar ou dividir ao Partido. Como resultado, salvaram a nosso partido à beira da destruição… Desde o lançamento do Movimento de Retificação, Ka Laan y Bagong tao desempenharam na direção central do Partido, sob a direção do grande líder Ka Joma [Camarada José Maria Sison] e em colaboração com outros quadros do Comitê Central do Partido Comunista das Filipinas… O Partido e o movimento revolucionário se fortaleceram de maneira integral junto com a valente resistência e o fracasso das diversas campanhas de repressão dos regimes títeres do regime de Ramos (General Fidel Ramos) e os que lhe seguiram.
Corrigindo e avançando pelo caminho correto, o Partido e o movimento revolucionário alcançaram uma força sem igual. A dívida do Partido e movimento revolucionário da região de TK, com Ka Laan, Ka Bagong Tao, Ka Joma [Presidente fundador do Partido, falecido em 16/12/2022], o camarada Armando Teng [falecido Secretário do KRTK em 7 de novembro de 2000], outros mártires da revolução e o apoio inquebrantável do povo os logros alcançados como resultado do Movimento de Retificação… Ka Laan y Bagong tao são líderes e quadros exemplares do Partido. Foram capturados várias vezes porém se mantiveram firmes e continuaram lutando. Depois de serem libertados em 2016, tomaram a iniciativa e fizeram parte ativa nas conversações de paz e asseguraram que se impulsionasse o programa da Frente Nacional Democrática das Filipinas para resolver à raiz da pobreza do povo que é também a raiz da resistência armada das massas. Dirigiram os foros de paz iniciados no país e difundiram a linha, política e programa da revolução. Quando o regime fascista-terrorista-estadunidense-Duterte começou a sabotar as conversações, Ka Laan y Bagong tao foram novamente destinados ao campo… Dirigiram habilmente a valente confrontação de todo o movimento revolucionário contra a invasão fascista-terrorista do inimigo sob o regime do Estados Unidos e de Duterte. Tal é o incômodo do regime terrorista de Duterte e do imperialismo estadunidense contra Ka Laan e Ka Bagong Tao, assim como contra outros membros do Comitê Central porque seguem fracassando em seu malvado plano. … … A certeza do êxito da revolução liderada por Ka Laan, Ka Bagong Tao e o Grande Presidente Fundador Ka Joma está gravada em pedra. … Juntamente Ka Joma, Ka Laan e Bagong tao levantaram, treinaram e forjaram mais do que suficientes quadros e camaradas prontos para assumirem suas responsabilidades que seguem e dirigir o Partido e toda a revolução.
Mensagem a todos os aliados e amigos no 50º aniversário da NDFP
23 de abril de 2023
“24 de abril de 2023 – Em nome de todos os membros do Partido Comunista das Filipinas (CPP), assim como de todos os combatentes vermelhos e comandante do Novo Exército do Povo (NPA), o Comitê Central do Partido Comunista das Filipinas transmite suas saudações militantes revolucionárias a todos seus aliados e amigos da Frente Nacional Democrática das Filipinas (NDFP) na histórica e feliz ocasião do aniversário da NDFP e todas suas organizações aliadas levem o seguinte lema durante todo o ano de celebração: … Fortalecer a NDFP! Unir o povo filipino para lutar pela independência nacional em meio a intensificação da ingerência estrangeira e da crescente ameaça da guerra imperialista! Promover lutas militantes para lutar pelos interesses nacional e democráticos contra o regime fascista do EUA-Marcos (atual presidente do país)! Levar adiante a revolução democrática nacional até a vitória! … Existe uma necessidade urgente de fortalecer e revigorar a NDFP porque o povo filipino enfrenta o aprofundamento da crise do sistema governante e da crescente ameaça de ser absorvido pelo furacão das guerras imperialistas agora que o regime de Marcos e as suas forças armadas das filipinas estão sendo utilizadas pelo EUA para fazer a guerra, embora seguem sendo covardes ante a agressão da China.
… No próximo período, a NDFP deve lançar um amplo esforço para promover o espírito patriótico do povo e unir, alentar e mobilizar a mais ampla gama de pessoas para defender o país contra a intensificação da rivalidade imperialista e da ameaça da guerra. Frente a intensificação da intervenção militar do EUA e o aprofundamento das formas de opressão e exploração sob as políticas neoliberais, a NDFP deve se esforçar para promover com mais vigor a revolução democrática nacional e a desejada liberdade e democracia nacional.”
“ A NDFP é a organização de frente única mais consolidada do povo filipino. Obriga a todas as clases e setores progressistas a apoiar a revolução democrática popular através de uma guerra popular prolongada. É o centro de gravidade política de vários níveis e formas de organizações da frente única contra o imperialismo, o feudalismo e o capitalismo burocrático.
No avanço da guerra popular prolongada, os órgãos de poder político a nível de bairro ou inter-bairro, assim como a nível municipal ou inter-municipal, e inclusive a nível distrital, constituíram-se sobre a base da força organizada das organizações revolucionárias de massas, organizações locais do Partido e forças armadas do Novo Exército do Povo. Cumpre funções estatais, incluída a implementação de políticas e programas de reforma agrária, a administração da justiça e a resolução das contradições entre os cidadãos, e a prestação de serviços educativos e de saúde. Organizam e mobilizam ao povo para promover a resistência armada ao estado reacionário.
Em conjunto, tudo isto forma a semente do futuro Governo Popular Democrático das Filipinas, uma frente única de todas as classes progresistas e patrióticas baseadas na aliança básica de trabalhadores e camponeses e sob a direção do proletariado. Até que se estabeleça a nível nacional, o Governo Popular Democrático está representado pela NDFP.”
Atualmente, existem dois governos nas zonas rurais das Filipinas: o Governo da República das Filipinas (GRP) e o Governo Popular Democrático representado pela NDFP. O Governo Popular Democrático é vermelho e revolucionário, enquanto que o GRP é branco e reacionário. Tem sido estes os dois lados da guerra civil durante os últimos 54 anos.