Em 11 de setembro de 2021, o Presidente Gonzalo ofereceu sua vida na mais alta e luminosa trincheira de combate da guerra popular, conquistando uma vitória política, militar e moral para o Partido Comunista do Peru, para a guerra popular, o proletariado internacional e os povos do mundo. Nós, membros da I Conferência Internacional da Liga Comunista Internacional (LCI), rendemos homenagem especial a este grande chefe do proletariado, elevando ao topo sua invicta bandeira e jurando seguir seu extraordinário exemplo de dedicação cabal e completa a nossa causa, a luta e briga incessante pelo comunismo.
O Presidente Gonzalo esteve presente nas nossas mentes e corações, em todos os esforços, trabalhos e lutas que temos desenvolvido, guiados precisamente por nossa imarcescível ideologia, o marxismo-leninismo-maoismo, o qual ele, justa e corretamente, definiu como nova, terceira e superior etapa do marxismo. O Presidente Gonzalo nos ensinou a grande verdade, de que ser marxista hoje é ser maoista. Assim, esta Conferência Internacional é expressão e resultado da luta do Presidente Gonzalo, pelo que constitui uma homenagem a este grande titã do pensamento e ação.
A guerra popular no Peru, em meio a uma situação complexa e difícil, segue o sendero estabelecido pelo Presidente Gonzalo, porque segue de pé o heroico combatente forjado a sua imagem e semelhança, o glorioso Partido Comunista do Peru. O processo de reorganização geral, que nossos camaradas no Peru agora levam a cabo, está avançando e estamos seguros que se aproxima a dar um grande salto nesta grande empreitada. Nós estivemos e estamos a seu lado para prestar qualquer contribuição necessária a seu êxito. Estamos seguros que desenvolvendo a revolução democrática, com mais guerra popular, o PCP seguirá cumprindo seu papel, como sempre o tem feito, desenvolvendo a revolução peruana a serviço da revolução mundial.
A presença do PCP em nossa Conferência foi uma condição indispensável para seu desenvolvimento exitoso e a formação de nossa LCI.
Glória eterna ao Presidente Gonzalo!
Viva o Partido Comunista do Peru e a guerra popular que dirige!
O Presidente Gonzalo não morreu – vive em nós!
I Conferência Internacional da Liga Comunista Internacional