Desfraldar, defender e aplicar o maoismo para resolver novos problemas da situação histórica mundial! (Revista O Maoista, dezembro 2020)

Tradução não-oficial.

Proletários de todo o mundo, uni-vos!

Hoje, em 26 de dezembro, nós, o proletariado internacional e os povos do mundo, celebramos o 127º aniversário do nascimento do Presidente Mao, que junto com Marx e Lenin é um dos três grandes titãs do pensamento e da ação gerados pelo proletariado internacional em sua epopéia heróica de luta de classes de mais de 172 anos desde o Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels.

O Presidente foi o protagonista e líder, o mais alto líder e chefe da revolução chinesa e mundial; foi ele quem desenvolveu o Marxismo até seu terceiro, novo e mais alto estágio da ideologia do proletariado internacional: O Marxismo-Leninismo-Maoismo, principalmente o Maoismo que estamos desfraldando, defendendo e aplicando.

O presidente Mao Tsetung nasceu em 26 de dezembro de 1893, abriu os olhos em um mundo abalado pelas chamas da guerra; guerra; filho de camponeses, ele tinha sete anos de idade quando começou a “Rebelião dos Boxeadores”; estudante de um Colégio de Formação de Professores, ele estava em seu décimo oitavo ano quando o império desmoronou, e se alistou como soldado, para depois se tornar um grande organizador de camponeses e da juventude em Hunan, sua província natal. Fundador do Partido Comunista e do Exército Vermelho de trabalhadores e camponeses, ele estabeleceu o caminho de cercar as cidades a partir do campo, desenvolvendo a Guerra Popular como a teoria militar do proletariado. Ele foi o teórico da Nova Democracia e fundador da República Popular; um promotor do Grande Salto Adiante e do desenvolvimento do socialismo; a orientação da luta contra o revisionismo contemporâneo de Khrushchev e seus capangas, líder e orientador da Grande Revolução Cultural Proletária. Estes são marcos de uma vida dedicada minuciosa e exclusivamente à revolução. Além disso, o centro da revolução se mudou para a China como antes havia se mudado para a Rússia e para a Alemanha: da França para a Alemanha, da Alemanha para a Rússia e da Rússia para a China, onde o Maoismo foi concretizado como o centro da revolução mundial.



É no contexto da luta de classes nacional e internacional que o Presidente se tornou o pico mais alto do marxismo. Historicamente, foi definido desta forma. Lênin disse: “A revolução gera os homens que precisa, quando precisa“.

A elevação do Marxismo-Leninismo a um terceiro, novo e mais alto estágio é o principal aspecto do Presidente Mao Tsetung, o principal aspecto do Maoismo

O Presidente Gonzalo definiu o Maoismo como o terceiro, novo e mais alto estágio de nossa ideologia e especificou o conteúdo básico do Maoismo, ressaltando que o Presidente Mao Tsetung desenvolveu as três partes componentes do Marxismo, filosofia marxista, economia política marxista e socialismo científico a um nível superior, o que implica um salto qualitativo universal. Todas as demais são derivações que podem ser incluídas em qualquer uma das três partes.

O Presidente Gonzalo, ao definir o Maoismo, expôs as questões básicas do conteúdo do Maoismo, quase simplesmente enunciadas, mas conhecidas e inegáveis, e o estabeleceu no 1º Congresso do PCP. Isto mostra o desenvolvimento do Presidente Mao das três partes componentes do Marxismo e a evidente elevação do Marxismo-Leninismo a um terceiro, novo e superior estágio, e este é o aspecto principal do Presidente Mao Tse-ung, que é o aspecto principal do Maoismo sendo que o aspecto fundamental é o poder conquistado e defendido pela Guerra Popular. O que poderia ser maior no Presidente do que ter desenvolvido o Marxismo-Leninismo, qual poderia ser sua maior contribuição? O Maoismo. Sem a ideologia justa e correta, não teríamos nada.

O Marxismo tem três partes constitutivas. É muito importante reiterar que o Marxismo tem três partes, portanto foi criado por Marx, desenvolvido e reconhecido por Lenin e reiterado e levantado ainda mais pelo Presidente Mao. Por que é necessário ser muito claro a este respeito? Porque o revisionismo tentou introduzir uma quarta parte, tentou apresentar a filosofia por um lado, o materialismo aplicado ao mundo social por outro lado, a economia como uma terceira parte e o socialismo científico como uma quarta parte. Isso não tem razão de ser, não tem sentido, vai contra os princípios do Marxismo.

Agora, partindo do ponto principal do Presidente Mao, que é o maior aspecto que a elevação do Marxismo-Leninismo a um terceiro, novo e superior estágio nos deu, o Marxismo-Leninismo-Maoismo, nossa ideologia justa e correta, vamos nos concentrar no desenvolvimento da essência da dialética do Presidente, seguindo a fundação do Presidente Gonzalo.

O Presidente Mao desenvolveu a essência da dialética, a lei da contradição, estabelecendo-a como a única lei fundamental. Em Sobre a Prática e em Sobre a Contradição, ele afirma o porquê dela ser a única lei fundamental. Não existe outra. Poderíamos falar de princípios, se estamos falando de leis derivadas – neste caso, sim, existem leis derivadas. Mas a base do problema é que a contradição é a única lei fundamental. Sua compreensão é uma questão de teoria e prática. É por isso que o Presidente Gonzalo afirma que foi com a Guerra Popular iniciada em maio de 1980 no Peru que entendemos mais profundamente o Maoismo. É por isso que o PCP iniciou a campanha pelo Maoismo em 1982.

Ele nos ensina que o Presidente Mao estabeleceu a lei do conhecimento, desenvolvendo o que está em Lenin e o que foi especificamente proposto por Engels. Lênin disse que O Capital é um monumento da dialética, um monumento da contradição; na mercadoria e em sua definição. É assim que ele o concebe como uma contradição. Então você entenderá como Marx o entendeu. O problema é que ele não foi declarado explicitamente, porque é necessário mais tempo para um aprofundamento. Com base no que outros como Marx ou o Grande Lênin fizeram, o Presidente pôde alcançar esse ponto.

Devemos enfatizar que ele aplicou magistralmente a lei da contradição à política como ninguém mais! Do ponto de vista do conhecimento, o Presidente tratou a linha política geral como um problema de teoria do conhecimento e, portanto, como uma contradição. Ele trouxe a filosofia para as massas, cumprindo a tarefa que Marx deixou. Durante a Grande Revolução Cultural Proletária, ele colocou a filosofia nas mãos das massas a fim de resolver problemas concretos e reais. Ele disse: Filosofia é uma arma para limpar a mente, para limpar as teias de aranha, para tornar visível a realidade!

Ele aplicou a dialética, a lei da contradição, a filosofia, para analisar a relação entre base e superestrutura e, continuando a luta do Marxismo-Leninismo contra a tese revisionista Bernsteinita de “forças produtivas” de Liu e Teng, concluiu que a superestrutura, a consciência, pode modificar a base e, com o poder político, desenvolver as forças produtivas. Desenvolvendo a concepção Leninista da política como expressão concentrada da economia, ele estabeleceu a política como o comando, (aplicável em todos os níveis) e o trabalho político como a linha de vida do trabalho econômico; o que levou a uma verdadeira manipulação da economia política e não apenas da política econômica. Ele esmagou Liu e sua teoria do “desenvolvimento do capitalismo” e impôs a transição ininterrupta da revolução democrática para a revolução socialista.

A política é o comando. O Presidente Mao toma a “expressão concentrada” estabelecida por Lenin e a eleva ao comando da política em todas as frentes, também na economia, de toda ação, tudo tem que estar sob o comando da política, da economia também; porque se a construção econômica não tem política, não tem alma, não tem direção, não tem um novo caráter de classe: O que faríamos é simplesmente deixar o transbordamento e o desenvolvimento do capitalismo e, portanto, manteríamos a velha ordem, as velhas classes, isso é o que faríamos. Em ” O Fórum Yenan”, 1942, ele disse, a política é a alma e aquele que não tem política é sem alma, é desalmado. A guerra também tem que estar sob o comando da política, por isso ela é dirigida através de planos, caso contrário cai-se na improvisação, na pressa. “O poder nasce do cano do fuzil“, mas “o Partido comanda a arma, e a arma nunca deve ser autorizada a comandar o Partido“.

O Presidente Mao está lutando contra a tese revisionista de ‘forças produtivas’. Em Sobre a Contradição, ele afirma que embora a base seja determinante, e que se não pensássemos assim, não seríamos materialistas, a superestrutura, a política se torna o principal aspecto, especialmente na revolução é ela principal. E na política, se você não tem um programa, é principal defini-lo, sancioná-lo; e quando você faz a guerra e não tem um plano, o plano é principal, porque se você não preparar a guerra, você vai cair na improvisação, na pressa. Ele afirma que só tomando a política como comando podemos ter uma economia política, caso contrário cairíamos apenas em políticas econômicas; mas o problema da economia política é o conjunto das relações de exploração em um caso, ou de produção em outro caso, de acordo com o momento histórico. O Presidente nos arma contra a ideia de que “o capitalismo deve ser desenvolvido”, com economia política, e contra “a revolução intermediária”, defendendo a revolução ininterrupta. Além disso, quem não entende a tese Maoista do capitalismo burocrático, vital para a Ásia, África e América Latina e até mesmo para a própria Europa (oriental), não entende as duas revoluções, nem sua condição de unidade ininterrupta com duas etapas, esse é o problema.

O Presidente aplicou magistralmente a lei da contradição à política e à guerra. Assim, com base na economia política, ele estabeleceu a estratégia da revolução mundial, das aldeias no mundo e das metrópoles no mundo. Naturalmente, do ponto de vista da economia política. É a tese da alta estratégia política internacional, mas de onde ele a tirou? Ele a baseia na economia, nas formas de relação de produção dos países atrasados e nas formas de relação de exploração dos países avançados, imperialistas ou o que quer que você queira chamá-los, nesta interrelação, nesta contradição.

Trata-se da teoria da economia política em geral, com base na dialética, com base na contradição, pois todas as relações de produção e exploração implicam em aspecto contraditório. Como disse Marx, na própria célula do capitalismo que é a mercadoria, existe a contradição entre burgueses e proletários. A economia política nunca pode ser entendida à parte da filosofia, à parte da contradição, senão estaríamos indo contra a única lei fundamental. A lição que estamos tirando desta fundação do Presidente Gonzalo é que temos que ver tudo e a guerra ainda mais como uma contradição, um confronto bélico entre revolução e contrarrevolução no mundo, entre revolução e contrarrevolução em cada país; e quem é o eixo para os Maoístas lidarem com estas duas contradições? O Partido Comunista. E isto é uma contradição, portanto cabe aos comunistas lidar com a luta de duas linhas no partido para impor a linha vermelha, manter o partido vermelho, manter a direita esmagada para combater o revisionismo, enquanto principal perigo no partido. Há três contradições, ao lidarmos com a contradição no partido como uma luta de duas linhas, lidamos com as outras duas contradições.

A lei do conhecimento. Filosofia, contradição: objetividade e subjetividade na compreensão das leis da revolução. Finalmente, diz o Presidente Gonzalo, devemos levar em conta os ensinamentos do Presidente Mao sobre objetividade e subjetividade na compreensão e manuseio das leis do socialismo. A lei do conhecimento: É ou não é filosofia, é contradição ou não? São apenas algumas décadas, não se passou tempo suficiente para conhecer profundamente as leis do socialismo, e se não as conhecemos profundamente, como vamos administrá-las? Há aqueles que se desesperam com as restaurações [capitalistas – N.T.] (o que se expressa como uma contradição entre a restauração e a contrarrestauração), desesperam-se com o fato de não terem construído o socialismo. Bem, mas que exemplos tivemos antes, se nunca havíamos construído uma sociedade socialista? Em poucas décadas, suas leis não podem ser conhecidas, leva tempo, tempo, tempo…, mas ainda precisamos da própria matéria, da própria relação da produção socialista a ser expressa, da própria ditadura a ser desenvolvida, da ditadura do proletariado, e então, compreendendo estas leis, nós as trataremos e teremos que lidar especificamente com elas, aplicando-as à realidade concreta.

O poder, conquistado e defendido através da Guerra Popular, é fundamental no Maoismo

A revolução é uma alavanca. A relação entre a revolução e o processo econômico não pode ser separada fundamentalmente, não pode ser quebrada: esta relação impulsiona o desenvolvimento econômico. Nenhuma classe na história desenvolveu plenamente suas formas de relação de exploração sem tomar o poder: primeiro houve a tomada do poder na Inglaterra pela burguesia em 1688 e no século seguinte houve a revolução industrial, a qual não pode ser esquecida, mesmo no seio da burguesia. As formas socialistas só são criadas com o Novo Poder, elementares e, em grande parte, com a ditadura do proletariado, por isso entendemos que leva tempo e entendemos que a revolução dinamiza a produção, abre o campo para que a nova forma se concretize. A revolução é uma alavanca, por isso Marx disse: a coisa mais revolucionária que existe é a classe como força produtiva porque é revolucionária por excelência e gera revolução, e ao gerá-la, desenvolve a revolução economicamente, desenvolve as novas formas, que é a maior coisa que existe, assim Marx e Engels disseram.

O Presidente Mao aplica magistralmente a filosofia, o materialismo dialético, a contradição com a guerra, a revolução como a substituição violenta de uma classe por outra. O Presidente reafirma isto mais uma vez, e ainda mais quando diz que se trata de uma lei universal, sem exceção. Isso é extraordinário. O Presidente diz que é uma lei universal e especifica a violência como guerra e um exército para conquistar o poder e assim resolver as contradições fundamentais de uma sociedade; ele afirma a lei universal, sem exceção, ela rege em toda parte. E, a guerra pelo Maoismo é a Guerra Popular, liderada pelo Partido Comunista. A necessidade de levar em conta a situação das duas colinas, a nossa e a do inimigo, sendo a colina da revolução a principal para nós. Também, de acordo com a contradição, as condições internas são determinantes e as condições externas são de iniciação, desenvolvimento e vitória da revolução. Que toda revolução seja parte e a serviço da revolução mundial.

Ele estabelece a forma de cercar as cidades a partir do campo para os países atrasados. “O poder nasce do cano do fuzil“, 1927, ou seja, quando o Presidente levantou esta tese, na reunião de agosto, depois de todo o massacre feito pelo miserável Chiang Kai-shek, o Presidente levantou: O poder nasce do cano do fuzil, e então levantou o problema do caminho: cercar as cidades a partir do campo. A Revolta da Colheita de Outono é 9 de setembro de 1927; como todos sabem, ele reuniu soldados, organizou-os no exército ligado ao Partido porque estavam dentro do exército Kuomintang, mas havia algumas partes que obedeciam aos comunistas, ele reuniu essas partes e fez batalhões também com trabalhadores e camponeses. Esta é a Revolta da Colheita do Outono. Chegou a um confronto e dissolução inicial, depois reagrupou as forças e marchou até Chingkang e criou o poder, após ter criado o Exército Vermelho de trabalhadores e camponeses. Ao apresentar ‘O Comunista’, ele nos ensina: Por que muitos camaradas caíram no oportunismo? Por aplicação mecânica. É num longo processo que as leis gerais são estabelecidas, é em 1936 em Problemas de Estratégia na Guerra Revolucionária da China que as leis são estabelecidas pela primeira vez, 9 anos depois. Com isto, resolve um problema pendente, porque não se sabia como fazer a revolução e como conduzi-la num país sob domínio imperialista com feudalismo em sua base, com capital burocrático. Foi assim que ele resolveu o problema, foi o Presidente quem o resolveu e, desta forma, está desenvolvendo a revolução democrática sob a liderança do proletariado liderado pelo Partido Comunista.

Tudo é uma contradição. Outro grande desenvolvimento é sobre a teoria das classes no socialismo. A continuação da luta antagônica entre proletariado e burguesia, entre caminho socialista e capitalista, e entre socialismo e capitalismo. O Presidente, levando em conta o que já foi dito sobre as classes, levantou a lei fundamental do socialismo, da linha política geral, por isso é chamada de linha política fundamental. Qual é o problema? O problema é que existe uma luta de classes antagônica, na qual não está definido quem vencerá quem; historicamente, sim, sabemos que o proletariado vencerá, mas politicamente, concretamente, é praticamente uma disputa árdua, uma disputa acirrada. Aqui o Presidente começa a desdobrar mais e mais a amplitude temporária da luta de classes e do socialismo, que o processo da luta de classes e do socialismo será longo. Um processo de colonização da ditadura do proletariado até sua extinção, em meio ao processo de restauração e contrarrestauração.

Lênin ensinou, contratempos, derrotas não são lamentadas, aprende-se lições com elas. O que temos que ver é como o poder da ditadura do proletariado é estabelecido, e está avançando, e estes são avanços inegáveis: 1871, A Comuna, efêmera, mas a Comuna, novo poder, ditadura do proletariado pela primeira vez concretizada na Terra; 1905, os soviéticos; 1917, 1949, 1966. Estes são passos no desenvolvimento do poder do proletariado para o estabelecimento da ditadura do proletariado, o estabelecimento, não se pode dizer definitivamente, do poder do proletariado por um longo período histórico até o salto definitivo para o comunismo, onde será extinto, como foi magistralmente estabelecido por Engels. Tirar lições, ver o curso de como a classe avança para seu próprio povoado, como a ditadura do proletariado avança para seu próprio povoado, como a vanguarda do proletariado avança na liderança da revolução em todo o mundo, é sobre isso que temos que pensar.

A Grande Revolução Cultural Proletária. O mais importante! Não se sabia como fazer a revolução nos países atrasados e o Presidente resolveu o problema; não se sabia como fazer a continuação sob a ditadura e o Presidente resolveu o problema: a Grande Revolução Cultural Proletária e sem isso não seria possível avançar. Estes são dois grandes marcos para o Presidente. É historicamente em perspectiva o mais transcendental do Presidente Mao, mas hoje ela não é a tarefa pendente, hoje esta tarefa é assumir e encarnar o Maoismo como o novo, terceiro e mais alto estágio da ideologia do proletariado, gerando partidos comunistas de um novo tipo, Marxistas-Leninistas-Maoístas militarizados para fazer a revolução democrática e a revolução socialista. Os revisionistas e os direitistas querem se concentrar na revolução cultural para nos desviar dessa tarefa.

Sobre a questão da nova democracia. O Presidente a estabelece para desenvolver a teoria do Estado propondo uma ditadura conjunta como um sistema de Estado; é isso que o Presidente faz e é essa a base da nova democracia. Ali, o que o Presidente faz é moldar a revolução democrática liderada pelo proletariado através do Partido Comunista, como parte da revolução mundial; ele reitera esta questão expressamente na nova democracia; todo movimento revolucionário após 1917 é parte da revolução proletária mundial, qualquer que seja o estágio da revolução, e somente o proletariado pode liderá-la, ninguém mais. Aqui também vemos o tratamento magistral das três contradições da revolução democrática e sob quais condições uma se torna a principal, por exemplo, a contradição nação-imperialismo quando o imperialismo invade o país. Mas como fazê-la? Com o povo armado. Como ele diz em Problemas de Guerra e Estratégia: somente com fuzis pode-se transformar o mundo inteiro.

Então ele desenvolve sobre o problema da construção dos instrumentos da revolução, ele coloca ao Partido a compreensão da interrelação do Partido, do Exército e da Frente Unida; e a compreensão e gestão da interrelação dos três no meio da guerra, ou na manutenção do Novo Estado, baseado no poder do povo armado, expressa um trabalho de liderança justo e correto. A construção é guiada pelo princípio da linha ideológica justa e correta, que decide tudo, e é nesta base ideológico-política que simultaneamente se desenvolve a construção organizacional, em meio à luta entre as linhas proletária e burguesa e na tormenta da luta de classes, principalmente a Guerra Popular, como a principal forma de luta, seja ela real ou potencial.

A Guerra Popular: A teoria militar do proletariado internacional estabelecida pelo Presidente Mao

Assim, tudo é uma contradição e a guerra também, ainda mais; a mais alta forma de luta de classes, como uma continuação da política por meios bélicos. A GUERRA POPULAR – Teoria militar do proletariado internacional: Como se concretiza a teoria militar do proletariado em duas palavras? Guerra Popular. Guerra Popular é o termo usado por Marx e Engels; Lenin posteriormente insistiu nos problemas das massas. Obviamente isto é parte da Guerra Popular, mas foi o Presidente que desenvolveu essa teoria do proletariado. Cada classe na história gera sua própria maneira de fazer guerra; a burguesia gerou as suas formas, e sem gerá-las, não teria conseguido triunfar; Napoleão, neste sentido, fez o suficiente.

Teoria militar do proletariado implica em validade universal; este é o ponto em discussão. A guerra popular é universal, e deve ser bem compreendida, porque, o que isso significa? Ela é aplicável em todas as circunstâncias em que o proletariado lidera, levando em conta o caráter da revolução: se é democrática, se é socialista ou se é revolução cultural, deve-se aplicá-la; levando em conta as condições específicas de cada país.

O Presidente Mao elevou a guerrilha utilizada como um instrumento tático a um nível estratégico. A guerra de guerrilha é muito antiga. Tem sido e está sendo usada pelos exércitos reacionários como complemento, como instrumento tático; é o Presidente que eleva a guerrilha a um nível estratégico. O que isto significa? Que ele propõe que uma guerra pode ser travada em todo o país com guerrilha, gerenciada como um todo, assim elevada a um nível estratégico. Como ele mesmo diz: nosso caso não é o da URSS, onde existe um exército regular que usa guerrilha, assim ele afirma, isto é muito claro nos Problemas Estratégicos da Guerra Anti-Japonesa, onde ele levanta os seis problemas estratégicos, dos quais a guerra, então, da guerra de guerrilha, começando por estabelecê-la, reitero, como estratégica. Na China, o Presidente está elevando-a a um nível estratégico; não é mais complementar, isso é o que precisamos entender.

O Presidente Mao planejou o desenvolvimento da Guerra Popular para a guerra atômica. Algumas pessoas dizem, a fim de se opor à universalidade da Guerra Popular, que a Guerra Popular não será como uma guerra atômica. Bem, o Presidente Mao planejou o desenvolvimento da Guerra Popular após a reorganização do exército de um novo tipo, para a guerra atômica – porque a arma atômica aparece em 1945, não se esqueça, 45 de agosto, e o que o Presidente disse sobre a bomba atômica? O Presidente Mao Tse-tung disse que a arma atômica não muda o caráter da guerra, é mais uma arma de matança generalizada, isso mesmo, mas não muda o caráter da guerra porque o caráter da guerra é político, é a política por meios bélicos, isto não muda. O Presidente Mao Tse-tung ordenou a produção da bomba atômica e da bomba de hidrogênio; em 1964 explodiram a bomba atômica pela primeira vez; no dia seguinte a besta de Khrushchev caiu, então devemos lembrar de 1964; em 1967, quando foi realizado o 5º Congresso Albanês, foi disparado o primeiro foguete chinês com uma carga atômica. Então o presidente sabia sobre bombas atômicas e sabia sobre mísseis, ou não? A questão é quais são as novas armas existentes na guerra: armas atômicas mais poderosas. A teoria militar tem que ser estudada profundamente, porque o que são armas, um desenvolvimento que vai dos paus e pedras aos mísseis, porque o que mais seria? A teoria militar é bem estudada e é uma grande coisa que isso seja assim, tinha que ser assim porque é uma das coisas mais sérias que os homens fazem na terra. O Presidente concebeu o desenvolvimento da Guerra Popular com armas atômicas e foguetes; esta foi simplesmente uma ideia imaginativa do Presidente Mao Tsetung; os estrategistas militares dizem ser claro e compreensível que a Guerra Popular também pode ser desenvolvida usando armas atômicas. Portanto, a teoria militar do proletariado não muda.

A teoria militar da classe é outra aplicação magistral do Presidente Mao da contradição à guerra, a forma mais elevada da luta de classes do proletariado, e ele nos deu a teoria militar do proletariado, a última classe da história, a Guerra Popular, de validade universal, ou seja, aplicável a todos os tipos de revoluções e circunstâncias em que o proletariado conduz através de seu partido, o Partido Comunista. Reafirmamos que a maior contribuição que o Presidente Mao nos deu foi o desenvolvimento do Marxismo-Leninismo ao Marxismo-Leninismo-Maoismo. Sem uma ideologia justa e correta, não teríamos nada.

Reafirmamos que sem o Pensamento Gonzalo não é possível entender o trabalho teórico e prático do Presidente Mao – o Maoismo. Reafirmamos a necessidade de compreender mais profundamente o trabalho teórico e prático do Presidente Gonzalo como um todo, partindo de como ele entende a teoria marxista para encarnar ainda mais suas contribuições universalmente válidas para a revolução mundial.

Desfraldar, defender e aplicar o Maoismo – nossa ideologia justa e correta – para resolver novos problemas na nova situação que se abre!

É apropriado desfraldar, defender e aplicar o Maoismo, nossa ideologia justa e correta, a fim de resolver os novos problemas na nova situação que estamos entrando na história mundial, que será cada vez mais marcada pela disputa bélica entre revolução e contrarevolução, uma disputa que inevitavelmente nos leva a um novo período de revoluções dentro da nova era, da revolução proletária mundial, aberta com a Grande Revolução de Outubro de 1917 liderada pelo grande Lênin e pelo Partido Bolchevique.

Um novo período se abre, pois a revolução se tornou a principal tendência histórica e política do mundo; a revolução proletária mundial, que nos anos 80 do século anterior entrou em seu estágio de ofensiva estratégica e imperialismo varrido da face da terra. Quando o imperialismo expressa cada vez mais sua maior decomposição, em meio à qual sua crise geral e última se agrava, está atualmente sofrendo a maior crise econômica de superprodução de toda sua existência e o agravamento de todas as suas contradições, em meio a uma maior conivência e luta imperialista; o que mostra que o imperialismo está afundando em meio a guerras de todo tipo; As medidas anti-crise que, em meio à intensificação do conluio e da luta entre as facções reacionárias de cada país, são descarregadas sobre as massas, as condições objetivas para a revolução estão amadurecendo cada vez mais; o desenvolvimento desigual da situação revolucionária no mundo, com o desenvolvimento das forças subjetivas da revolução, será cada vez maior. A nova grande onda da revolução proletária mundial está se desenvolvendo e a explosividade das massas está se manifestando em todos os lugares e enchendo de medo a reação mundial. Representantes do imperialismo, da reação e do revisionismo estão pedindo planos para diminuir a explosividade das massas e evitar a ligação com a liderança do Partido Comunista para se organizarem em revolução, na Guerra Popular, como uma organização científica da pobreza.

Na situação descrita acima, tochas iluminando o caminho, para seguir as Guerras Populares no Peru, na Índia, na Turquia e nas Filipinas. Mostrando que o Maoismo está sendo encarnado pelo proletariado e pelos povos do mundo e está caminhando para gerar partidos comunistas de um novo tipo, os partidos Marxistas-Leninistas-Maoistas militarizados para iniciar e desenvolver novas Guerras Populares que marcarão todo este novo período da história mundial como o novo período de revoluções, mostrando a inevitabilidade e invencibilidade da Guerra Popular.

A nova situação está testando os comunistas do mundo. Uma nova situação, que nos coloca diante de duas táticas e caminhos diferentes e opostos no Movimento Comunista Internacional (MCI). Há aqueles que tentam misturar o caminho da Guerra Popular e a tática justa e correta de boicote com a velha forma de cretinismo parlamentar e participação nas eleições reacionárias, apoiando candidatos reacionários ou lançando seus “próprios” candidatos (oportunistas e revisionistas). Aqueles que assumem esta posição dentro do MCI, procedem não como Maoístas, mas convergem com o revisionismo, que como diz Lenin, o revisionismo sacrifica os interesses cardeais do proletariado para se conformar com as necessidades da burguesia.

Aqueles que assumem esta posição, devido a problemas de compreensão ou por causa de absoluta má fé, confundem a necessidade dos partidos comunistas de lutar pela liderança da luta das massas por direitos, liberdades, benefícios, etc., a fim de defender o que foi conquistado nos dias difíceis da luta de classes, para elevá-lo a uma luta pelo poder. Confundir [o cretinismo parlamentar com – N.T.] a incorporação das massas na Guerra Popular por saltos (uma vez que tudo serve ao desenvolvimento da Guerra Popular como principal forma de luta), se ela foi iniciada, ou levar a luta das massas ao transbordamento, caso a Guerra Popular ainda não tenha sido iniciada (e, neste caso, a fim de iniciá-la) com o foco na luta “democrática”, na participação nas eleições para legitimar a mudança das autoridades reacionárias. Isto é um liberalismo podre, que Lenin condenou como:

… a forma de oportunismo socialista. Eles interpretaram o período de preparação das forças para grandes batalhas como renúncia a essas batalhas. A melhoria das condições dos escravos para lutar contra a escravidão assalariada que eles tomaram para significar a venda pelos escravos de seu direito à liberdade por uns poucos centavos. Eles pregavam com veemência a “paz social” (ou seja, paz com os proprietários de escravos), renúncia à luta de classes, etc.”.

Não é possível misturar os dois caminhos, pretendendo simular um terceiro caminho que passe entre os dois. Ela serve apenas à antiga e inconclusiva forma de voto, de eleições para facilitar e “legitimar” a substituição das autoridades reacionárias do velho Estado. Portanto, não é uma “tática”, mas outra linha no que diz respeito à revolução, que é conhecida como a linha oportunista de direita (LOD), que é revisionista e capitulacionista. Chamamos aqueles que estão propondo este caminho errado e concordando com o revisionismo da LOD a se retificarem e praticarem o Marxismo, e não o revisionismo. Perguntem-se por que o revisionismo procede desta forma na pergunta que tem a ver com os fundamentos do Maoismo, com a Guerra Popular? Lenin disse: “A dialética da história é tal que a vitória teórica do marxismo força seus inimigos a se disfarçar de marxistas“.

Pare de seguir receitas revisionistas! Portanto, não se trata de “táticas”, de “usar todas as formas de luta”, que sempre de acordo com o núcleo da dialética materialista, a contradição, deve servir ao aspecto principal, ou seja, usamos tudo e todos para servir ao desenvolvimento da principal forma de luta, a Guerra Popular, e rejeitamos tudo que leva ao desvio deste caminho, leva à capitulação e à traição da revolução. Aqueles que se propõem combinar a Guerra Popular com o caminho parlamentar estão profundamente enganados desde a concepção Maoísta, marcham rapidamente para romper o caminho do revisionismo e nos convidam a segui-los. O que eles estão propondo não é apenas uma tática contrária, mas uma linha contrária e oposta à justa e correta linha Maoísta da Guerra Popular para conquistar e defender o poder.

Se não, então nos mostre, em qual país a Guerra Popular avançou, através desta “tática” que se diz ser inteligente? É uma reedição da “história tola” da chamada terceira via, que foi levantada pela revisionista Avakian no início dos anos 80 do século anterior, que foi esmagada dentro da RIM pelo PCP com a Guerra Popular. Então, em 2006, houve outra tentativa de combinar a “Guerra Popular” através de conversações e “acordos de paz” com o caminho do cretinismo parlamentar e constituinte. Prachanda e os líderes oportunistas se juntaram ao velho estado e traíram a revolução, e o povo do Nepal não conseguiu nada do parlamento e das eleições. Eles mostraram que este caminho é o abandono da Guerra Popular.

Que o caminho do renegado e da traição da LOD no Peru sirva como uma lição negativa. E quanto à linha revisionista e oportunista da direita revisionista e capitulista (LOD)? No embuste ianque CIA-LOD Peruana contra o Presidente Gonzalo, o Maoismo, o Pensamento Gonzalo, o Partido e a Guerra Popular, levantaram “conversas de paz” nas “cartas de paz” preparadas pelo agente da CIA, Merino, porque o inimigo havia conseguido êxitos e o Partido havia entrado em problemas de liderança. Depois, em 2000, “a solução dos problemas da guerra interna e da reconciliação nacional” para depois levantar sua “tática” de se concentrar na “defesa dos direitos fundamentais” e depois a “frente pelos direitos fundamentais” foi formada como uma frente eleitoral e eles levantaram seu registro junto às autoridades do antigo Estado peruano (Escritório de Processos Eleitorais). Eles tomaram o caminho do revisionismo, capitularam e foram servir abertamente aos planos do imperialismo e à reação peruana, como sempre, não só no país, mas também no mundo.

Agora, diante da nova situação no mundo, do novo período de revoluções que estamos entrando, o imperialismo peruano e a reação contra o Maoismo e a Guerra Popular, está tentando levantar o LOD revisionista e capitulacionista, através de uma “operação ianque da CIA” liderada por um agente da mesma do Ministério do Interior do antigo estado peruano. A LOD é um partido político, que voltou a levantar o embuste e, através de uma denúncia amplamente divulgada da acusação, está promovendo a ideia de que o Presidente Gonzalo está por trás da criação do ogro eleitoral da LOD, o chamado MOVADEF, que é supostamente liderado pelo Presidente, o PCP e é o suposto terceiro instrumento da Guerra Popular e que a propaganda para a “nova constituição”, e seu órgão eleitoral, o MOVADEF, é o segundo instrumento, o Exército de Guerrilha Popular, e através dele a LOD realiza ações de agitação e propaganda armada, numa tentativa de apresentar a LOD e sua capitulação como uma tática.

É necessário defender a liderança do Presidente Gonzalo e o Pensamento Gonzalo contra todas as mentiras reacionárias, para rejeitar, condenar e esmagar esta nova tentativa de enlamear a imagem do líder da revolução mundial, o maior Marxista-Leninista-Maoísta vivo na face da terra, para o infamar como revisionista. Para defendê-lo contra as mentiras da CIA-Reação-LOD, é necessário continuar a impulsionar a campanha pelo Maoismo inextricavelmente ligada à campanha pela defesa do Presidente Gonzalo como contra-campanha Maoísta frente à campanha contra-revolucionária em curso como parte da ofensiva contrarevolucionária geral liderada pelo imperialismo ianque como única superpotência hegemônica, em conluio e luta com a superpotência atômica Rússia e outras forças imperialistas e reacionárias e revisionistas do mundo.

Ir contra a corrente e praticar a luta de duas linhas. Para ver que, como resultado da dinâmica ideológica, o que se reflete nas posições revisionistas abertas tomadas pela direita dentro da MCI, entrevistas e declarações das pessoas que representam estas posições seguem-se, sob o pretexto de saudar o aniversário do Presidente Mao, sem mencionar diretamente o ataque contra a definição do Maoismo e sobre a revolução peruana, a Guerra Popular no Peru, o Presidente Gonzalo e o Pensamento Gonzalo; esta gente defende a China social-imperialista. Reafirmando a Kautsky, eles se concentram em dizer que a China ainda não tinha bases militares no exterior. Apesar do fato de que a China invadiu as águas territoriais de outros países do Pacífico; como bons discípulos do Avakian, eles querem que acreditemos que a revolução vem da luta interimperialista. A revolução não vem dos reacionários, mas da teoria e da prática dos revolucionários, concretizada na Guerra Popular.

Demolir as “táticas” deles. A suposta mistura impossível das duas formas e as “duas táticas”, na realidade misturando duas linhas opostas e contrárias, só pode levar à confusão das massas e à capitulação dos partidos e organizações que a praticam sob o pretexto de não ser “dogmático”, de não “isolar das massas médias e atrasadas”. Tudo isso é um absurdo, é apenas um pretexto para se colocar atrás de um ou outro candidato reacionário. O resultado é isolar as massas que lutam no campo, tomando a principal forma de luta (luta armada) das grandes massas nas cidades; esta tática deixa as cidades inteiramente nas mãos do poder reacionário e não prepara as cidades para a insurreição desde o início. As cidades onde se concentram a atividade legalista são deixadas em paz e a organização partidária toma as formas correspondentes à participação eleitoral, os comitês partidários tornam-se comitês distritais ou melhor, comitês distritais eleitorais. Dos comitês partidários subterrâneos, eles se tornam comitês legais (liquidacionismo de direita). Assim, a Guerra Popular, que deveria ser a principal, torna-se secundária, um meio de pressão para a participação eleitoral ou os famosos “diálogos de paz” para os pré-vendedores e sinecuras de oportunistas e revisionistas, a serviço da velha ordem de opressão.

Nem com as eleições nem com estes famosos “diálogos” o povo, muito menos através do partido revolucionário, conseguiu ganhar alguma coisa. Nada de bom para o povo pode vir das eleições reacionárias, do parlamento e dos governos reacionários; tudo de bom vem da Guerra Popular.

Nos países imperialistas vemos revisionistas como o Avakian, apelando para votar a favor de um dos candidatos reacionários (Biden do Partido Democrata, PD) sob o pretexto da luta contra o “fascismo” (o arqui-reacionário Trump do Partido Republicano, PR) e, seguindo a mesma lógica, outros parabenizam os eleitores por terem rejeitado, com sua participação eleitoral, este candidato reacionário, votando no candidato reacionário rival, celebrando a vitória do candidato como uma vitória das massas contra o governo Trump. Mesmo os próprios candidatos denunciaram as eleições estadunidenses como uma fraude; cada um com razões diferentes, mas eles acertaram em cheio; ou seja, o sistema eleitoral do USA é tão fraudulento, a coisa é tão escandalosa, que o questionamento das eleições vem do próprio sistema. Assim, eleições em um país imperialista ou em qualquer outro país de capitalismo burocrático não são meios de expressar a vontade do povo. Elas são apenas meios para mudar as autoridades reacionárias. Portanto, diante da rejeição espontânea das eleições, os partidos e outras instituições do Estado imperialista pelas massas, o que foi demonstrado em seu desinteresse e participação cada vez menor no processo eleitoral e na votação, as eleições que são celebradas não apenas pelos revisionistas declarados, mas também por alguns direitistas, foram cruciais para o imperialismo ianque, interna e externamente.

Esta rejeição espontânea das eleições reacionárias pelas massas é acompanhada pela tática de boicote das eleições reacionárias, convergentes com a Guerra Popular ou sua preparação, como tem sido justa e corretamente aplicada pelos Maoístas no USA.

A revolução vem do povo, da ação dos revolucionários, como mostram as Guerras Populares que persistem apesar das situações difíceis e complexas que têm que enfrentar, desenvolvendo-se assim, superando e desafiando todos os tipos de dificuldades. Saudamos os comunistas que estão reconstruindo seus partidos e desafiando a morte para cumprir suas novas tarefas com novas forças. Os partidários da terceira via, tais como Avakian, sempre falaram em fazer a luta parlamentar nas cidades e a Guerra Popular no campo, tentando fazer-nos acreditar que as duas formas antagônicas podem ser misturadas, mas, no fim, sempre acabam como renegados do Maoismo e da Guerra Popular.

O ano que está terminando tem sido um ano de grandes tempestades, onde a grande explosividade das massas foi expressa e, no meio delas, o avanço dos comunistas no cumprimento da tarefa pendente da constituição ou reconstituição dos Partidos Comunistas e dos preparativos para a Guerra Popular. Saudamos os comunistas e outros revolucionários do mundo pelas vitórias alcançadas.

Saudamos os comunistas, que são chamados a assumir novas tarefas, a mobilizar corajosamente as massas na luta por seus direitos, especialmente o mais sagrado de todos os seus direitos, o poder, para o novo ano que já está às portas, e que é anunciado como um novo ano de tempestades e tempestades maiores e mais turbulentas da luta de classes em todo o mundo, que sacudirão a velha ordem de exploração e opressão de suas fundações por toda a terra. Os comunistas devem mostrar sua coragem nesta situação. Cabe aos comunistas desenvolver a revolução mundial através da Guerra Popular, iniciando novas Guerras Populares, no atual estágio de defesa estratégica, mas no momento da ofensiva estratégica da Revolução Mundial (1), nas atuais condições de maiores dificuldades do inimigo imperialista e reacionário, devido à maior decomposição e colapso em todos os níveis em todo o mundo, o qual corresponde a um avanço ousado com o vento em seu favor.

Saudamos a próxima realização da Primeira Conferência Maoísta Internacional Unificada e a Nova Organização Internacional do Proletariado como uma grande vitória que deve ser realizada para dar um novo grande impulso à tarefa da reunificação dos comunistas em nível mundial em uma redivisão do Movimento Comunista Internacional no caminho da reconstituição da Internacional Comunista através da coordenação das Guerras Populares, hoje, em desenvolvimento, das que virão, e das que se reunirão na grande torrente da Guerra Popular Mundial.

Saudações,

Comitê Editorial da Revista O Maoista.

Nota:

(1) O Presidente Gonzalo declarou que há três momentos no processo de revolução mundial, de imperialismo e reação da face da terra: 1º: Defesa estratégica; 2º: Equilíbrio estratégico; e 3º: Ofensiva estratégica da revolução mundial. Ele fez isso aplicando a lei da contradição à revolução, pois a contradição reina em tudo e toda contradição tem dois aspectos em luta, neste caso, a revolução e a contrarrevolução. Além disso, cada momento tem três etapas, que também são da defensiva estratégica, do equilíbrio e da ofensiva.