O papel exemplar dos membros do Partido (Partido Comunista da China, 1974 – Parte XII)

Nota do blog: Publicamos a seguir o décimo segundo capítulo do importante documento do Partido Comunista da China, intitulado Uma compreensão básica do Partido, datado de 1974, num esforço de sintetizar a Base de Unidade Partidária, os princípios, estratégia, tática e métodos adotados pelo Partido para fazer a Revolução, prevenir-se do revisionismo, aplastar a restauração capitalista e seguir a via socialista. Publicamos objetivando servir melhor à formação ideológica e política, sobretudo da juventude.

O capítulo anterior: XI.

Tradução não oficial, realizada voluntariamente por uma leitora.


Capítulo XII
O papel exemplar de vanguarda dos membros do Partido

Os membros do Partido Comunista, como elementos avançados do proletariado, devem observar conscientemente os cinco requisitos para os membros do Partido tal como estão definidos nos Estatutos. Devem ser rigorosos consigo mesmos, assumir completamente  seu papel exemplar de vanguarda nas três grandes lutas revolucionárias, e dirigir as amplas massas revolucionárias na luta pela implementação da linha básica do Partido e pelo cumprimento de todas as suas tarefas de combate.

O exemplar papel de vanguarda dos membros do Partido Comunista é extremamente importante

O Presidente Mao nos ensina: “Aqui o papel exemplar de vanguarda dos comunistas é de vital importância. Os comunistas no Exército da VIII Rota e no Novo Quarto Exército devem ser um exemplo em combater valentemente, cumprir as ordens, fazer o trabalho político e promover a unidade e a solidariedade internas”. (194) O ensinamento do Presidente Mao proporciona um marco de referência para os membros do nosso Partido que todos devem se esforçar para implementar. Na prática, eles devem desempenhar um triplo papel: devem ser um exemplo para o povo, devem ser os suportes principais do trabalho revolucionário e devem atuar como pontes entre o Partido e o povo.

Para ser exemplos para o povo, devem estar nas linhas de frente em defesa da linha revolucionária do Presidente Mao, e aderir à orientação do Partido e implementar suas políticas, bem como as instruções e decisões dos corpos superiores do Partido. Ao realizar cada tarefa, deve sempre dar o exemplo, levantar as massas e influencia-las com seus próprios atos, e dirigi-las na implementação da linha revolucionária do Presidente Mao e na adesão à orientação e às políticas do Partido.

Para atuar como suportes principais do trabalho revolucionário devem desempenhar um papel exemplar de vanguarda nas três grandes lutas revolucionárias. Devem estar nas linhas de frente no estudo dos clássicos marxista-leninistas e das obras do Presidente Mao, ser os primeiro a travar combate com o inimigo de classe na batalha, os primeiros a cumprir as tarefas na produção, atrever-se a realizar experimentação científica e sobrepor-se às dificuldades. Devem unir-se às massas e dirigi-las a fim de cumprir todas as tarefas designadas pela Partido e pelo Estado.

Para atuar como pontes entre o Partido e o povo, devem forjar estreitos vínculos com as massas e levar a cabo propaganda e educação ativas entre elas sobre a base do marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung, e sobre a base da linha, orientação e políticas do Partido. Devem poder concentrar a sabedoria e a experiência das massas através da luta e sempre compreender e refletir suas opiniões e exigências.

É o próprio caráter do nosso Partido que torna necessário que os membros desempenhem um papel exemplar de vanguarda entre as massas. Nosso Partido é a vanguarda do proletariado O caráter avançado de nosso Partido está encarnado não apenas no seu pensamento-guia, programa, linha e princípios políticos, mas também no papel exemplar de vanguarda assumido pelos seus membros. Portanto, todos os comunistas devem esforçar-se para basear todas as suas ações no marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung. Devem ser rigorosos consigo mesmos de acordo com os padrões esperados dos elementos avançados do proletariado e devem sempre ser exemplares em suas ações a fim de servir como modelos para as massas e desempenharem papel de vanguarda entre elas.

Também são as tarefas militantes do Partido que fazem com que os comunistas desempenhem um papel exemplar de vanguarda entre as massas. Para converter em realidade o nobre ideal do comunismo, o proletariado deve travar uma prolongada e árdua luta, e isso exige grandes quantidades de elementos avançados que dediquem toda sua vida à revolução. Os membros do Partido Comunista são esses elementos avançados. A linha básica e as tarefas imediatas de combate do nosso Partido devem ser levadas a cabo por cada um de seus membros. Somente se os comunistas assumirem em plenitude seu papel exemplar de vanguarda estaremos realmente em posição de fazer das organizações do Partido destacamentos de combate nas linhas de frente que continuem a revolução sob a ditadura do proletariado, unam-se às massas e as guiem em derrotar todos os possíveis inimigos de classe e cumprir sua grande tarefa histórica.

É também a posição do Partido que torna necessário que os comunistas desempenhem um papel exemplar de vanguarda entre as massas. Nosso Partido é o líder e organizador do povo chinês e goza de grande prestígio entre ele. As amplas massas têm fé em nosso Partido e o apoiam, porque é um grande, glorioso e correto Partido nutrido pelo próprio Presidente Mao e porque defende a linha marxista-leninista do Presidente Mao. Mas outra razão pela qual as massas apoiam o Partido é que elas podem ver o exemplar papel de vanguarda de seus membros. As palavras e os atos dos comunistas são muito importantes para construir o prestígio e a influência do Partido entre as massas. Isso significa que nós comunistas devemos em todas as coisas partir dos interesses do Partido e assegurar-nos de que todas as nossas palavras e atos tenham uma influência benéfica sobre as massas, que levemos a cabo a linha política, a orientação e os princípios do Partido de maneira consciente, atuando como modelos e que onde quer que vamos preservemos o prestígio do Partido, para que as massas o amem e o apoiem ainda mais.

Vigaristas como Liu Shao-Chi e Lin Piao, que levaram a cabo uma linha revisionista sobre a questão da construção do Partido, corromperam e envenenaram os membros do Partido com a podre e decadente ideologia das classes capitalista e latifundiária, na esperança de apagar o vigoroso espírito revolucionário dos comunistas, separa-los de seu papel exemplar de vanguarda e, desta maneira, perverter o caráter do Partido e realizar seu complô criminoso de restaurar o capitalismo. Portanto, é absolutamente necessário travar uma profunda crítica da linha revisionista de Liu Shao-Chi e Lin Piao sobre a construção do Partido, liquidar sua perniciosa influência e lutar duro para manter o caráter do Partido como a vanguarda do proletariado.

Para desempenhar um papel exemplar de vanguarda, devemos respeitar os “cinco requisitos”

A fim de cumprir o seu papel exemplar de vanguarda entre as massas ao máximo de sua capacidade, os membros do Partido Comunista devem manter elevado nível e cumprir elevadas exigências. Onde quer vão e em tudo o que façam devem ser rigorosos e exigentes consigo próprios, aderindo estreitamente aos cinco requisitos que os elementos avançados do proletariado devem cumprir.

Os critérios que definem os elementos avançados do proletariado são os “cinco requisitos” delineados nos Estatutos do Partido. Devem chamar os comunistas a estudar conscientemente o marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung e a criticar o revisionismo; trabalhar pelos interesses da ampla maioria da população da China e do mundo; ser bons em unirem-se à ampla maioria, incluindo àqueles que se opuseram erroneamente a eles, mas que estão corrigindo sinceramente seus erros, ainda que mantendo no entanto especial vigilância contra os carreiristas, conspiradores e mentirosos para impedir que tais elementos nocivos usurpem a direção do Partido ou do Estado em em qualquer nível e para garantir que a direção do Partido e do Estado permaneçam sempre nas mãos dos revolucionários marxistas; consultar as massas quando surgirem problemas; ser audazes na realização de críticas e autocríticas.

Estes cinco pontos que os comunistas devem colocar em prática foram planteados por nosso grande líder, o Presidente Mao, após ter sintetizado a experiência histórica da ditadura do proletariado à escala internacional, e tendo em conta tanto seus aspectos positivos como negativos. São importantes medidas estratégicas que visam impedir o revisionismo e assegurar que nosso Partido e nosso Estado nunca mudam de cor. Constituem a expressão concentrada do espírito do Partido proletário e são um guia para ação para todo comunista.

Estes cinco pontos especificam a orientação política que deve ser defendida pelos membros do Partido Comunista. Para um comunista, a questão fundamental é a da orientação política, do pensamento guia, o que significa que devemos “praticar o marxismo e não o revisionismo”. (195) A fim de levar a cabo esta instrução, os comunistas devem estudar conscientemente o marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung e levar a cabo corajosamente o repúdio ao revisionismo. Devem aprender a utilizar o materialismo dialético e histórico para analisar e resolver problemas e esforçar-se para mudar seu próprio pensamento subjetivo no curso de mudar o mundo objetivo. Apenas assim, mediante agudas e complexas lutas, podem desenvolver a capacidade para descobrir os elementos revisionistas que supostamente apoiam a revolução enquanto se opõem a ela na prática. Só assim devem estar em capacidade de opor-se corajosamente a todas as linhas e tendências errôneas, defender firmemente a linha revolucionária do Presidente Mao, nunca apartar-se, nem em palavras nem em atos, do caminho estabelecido pelo marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung, e sempre manter uma firme e correta orientação política.

Estes cinco pontos também mostram a meta final pela qual os membros do Partido Comunista devem se esforçar. O Presidente Mao disse: “Devemos trabalhar em favor dos interesses da imensa maioria do povo, pelos interesses da imensa maioria do povo da China e pelos interesses da imensa maioria do povo do mundo; não devemos trabalhar para um pequeno número de pessoas, para as classes exploradoras, para a burguesia nem para os latifundiários, camponeses ricos, contrarrevolucionários, elementos nocivos ou direitistas”. (196) Estabelecemos um Partido para nós mesmos ou para o interesse comum? Aí reside a linha divisória entre um partido burguês e um partido proletário e é também a pedra de toque que nos permite diferenciar entre os verdadeiros comunistas e os falsos. Se um comunista não serve ao povo de todo o coração, mas em vez disso, serve a um pequeno grupo ou se esforça para melhorar a sua própria reputação e vantagem pessoal, abandonou o espírito de partido proletário e não pode mais ser considerado um comunista. As camarilhas revisionistas contrarrevolucionários de Liu Shao-Chi e Lin Piao eram compostas de indivíduos carreiristas, conspiradores e mentirosos, dedicados exclusivamente aos interesses de uma pequena minoria, aos interesses da burguesia, e foram finalmente atiradas pelo povo, uma após a outra, para a lata de lixo da história. Devemos absolutamente resistir a toda corrosão pelas ideias burguesas e pela ideologia de outras classes exploradoras e imbuir-nos com o espírito comunista de servir ao povo  completamente e de todo o coração.

Estes cinco pontos definem a correta linha na qual todos os membros do Partido Comunista devem perseverar. Os comunistas devem defender a linha revolucionária do Presidente Mao, assumir firmemente a luta de classes e a luta de duas linhas e permanecer sempre extremamente vigilantes para impedir os egoístas carreiristas e conspiradores de usurpar a liderança do Partido ou do Estado. Os comunistas devem trabalhar para unir-se e opor-se à cisão, e devem unir a imensa maioria do povo ao seu redor para isolar ao máximo o pequeno punhado de inimigos de classe e ataca-los.

Finalmente, estes cinco pontos expressam o método e o estilo de trabalho que os membros do Partido devem adotar. Eles exigem que nós comunistas implementemos o excelente estilo de trabalho de buscar a verdade dos fatos e seguir a linha de massas, manter as gloriosas tradições da modéstia, da prudência e da luta árdua e praticar corajosamente a crítica e a autocrítica. Os comunistas são os elementos avançados do proletariado, e não indivíduos excepcionais que se colocam acima das massas. Ainda que se diferencie das massas que não são do Partido, um comunista também deve ser visto por elas como alguém que mantém a atitude básica de um trabalhador comum. Apenas isso lhe permitirá  ser capaz de guiar as massas em sua luta e cumprir, como devem fazer os comunistas, um papel de vanguarda.

Fundamentalmente, o papel exemplar de vanguarda dos membros do Partido Comunista encontra sua expressão em sua constante implementação da linha revolucionária do Presidente Mao, sua prática de manter-se sempre nas linhas de frente da luta entre as duas classes, os dois caminhos e as duas linhas, sua liderança das amplas massas revolucionárias contra o inimigo de classe, e em sua dedicação sem reservas ao cumprimento da missão histórica do proletariado. Portanto, o critério que determina se um comunista é ou não avançado, é o seu grau de consciência em relação à linha. Todo comunista deve prestar atenção total à linha, tendo sempre em mente a linha básica do Partido, e desenvolver constantemente seu nível de consciência da luta de classes e da luta entre as duas linhas, para desempenhar plenamente e em todas as frentes seu papel como um elemento avançado do proletariado

Remodelar conscientemente nossa concepção do mundo para aderir plenamente ao Partido no ideológico

Para os comunistas, a questão de reformular sua concepção o mundo é a questão de aderir completamente ao Partido no ideológico.

O Presidente Mao nos ensina: “A luta do proletariado e do povo revolucionário para transformar o mundo compreende o cumprimento das seguintes tarefas: transformar o mundo objetivo e, ao mesmo tempo, o seu próprio mundo subjetivo – transformar sua capacidade cognitiva e mudar a relação entre o mundo subjetivo e o mundo objetivo”. (197) O mundo objetivo está em perpétuo progresso, como está a sociedade. Como o trabalho de construção do socialismo em nosso país avança rapidamente, a necessidade de que os comunistas transformem seu próprio mundo subjetivo torna-se ainda mais urgente. Ao mesmo tempo, devemos nos dar conta de que, como as classes e a luta de classes ainda existem no período do socialismo, a burguesia está buscando continuamente, por todos os meios possíveis, utilizando todos os meios disponíveis, difundir sua própria concepção de mundo e estilo de vida apodrecido e decadente, esperando corromper os membros do nosso Partido. Se os comunistas relaxam sua vigilância contra isso e não se opõem, não podem se converter em elementos avançados do proletariado. Portanto, os comunistas devem estudar conscientemente, compreender cabalmente o marxismo-leninismo pensamento Mao Tse-Tung, e devem tomar parte ativa nas três grandes lutas revolucionários e trabalhar duro para transformar sua concepção de mundo.

A fim de remodelar conscientemente nossa concepção do mundo e aderir plenamente ao Partido no ideológico, devemos levar a cabo um cuidadoso estudo dos clássicos do marxismo-leninismo e das obras do Presidente Mao O marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung constitui a mais afiada arma ideológica para transformar o mundo objetivo e o mundo subjetivo. Nós comunistas devemos nos armar resolutamente com o marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung, e ao mesmo tempo que mudamos o mundo objetivo, nos esforçar para mudar o nosso próprio mundo subjetivo, a fim de continuar a revolução e fazer progresso constantemente. A ideia semi-revolucionária de que “o barco chegou ao porto e o trem à estação” é incorreta. Também é incorreto que um comunista pense que não há necessidade de transformar a si  mesmo, ou que já tenha transformado a si mesmo o suficiente. Os comunistas em posições dirigentes devem prestar particular atenção em transformar seu mundo subjetivo. Os fatos mostraram que a capacidade dos camaradas para implementar a linha política e os princípios do Partido, sua persistência em manter-se no caminho socialista e o êxito das unidades que eles dirigem em levar a cabo as tarefas de combate do Partido, dependem todas diretamente do maneira como eles levam a cabo a remodelação do seu mundo subjetivo. Assim, estes maradas devem estudar os clássicos marxista-leninistas e as obras do Presidente Mao de maneira extremamente consciente, ser bons em ouvir modestamente as opiniões das massas e trabalhar duro para mudar sua concepção do mundo para converterem-se em líderes modelo, capazes de continuar a revolução sob a ditadura do proletariado.

Para transformar conscientemente nossa concepção do mundo e aderir por completo à linha ideológica do Partido, devemos também mergulhar nos três grandes movimentos revolucionários da luta de classes, a luta pela produção e pela experimentação científica, e nos esforçarmos para transformar nossa concepção do mundo no processo dessas lutas. Os fatos mostram que apenas nos colocando nas linhas de frente da luta de classes e da luta de duas linhas, podemos captar e utilizar as características e leis da luta de classes na sociedade socialista e aumentar nossa capacidade de diferenciar o autêntico marxismo do falso. Sobre a questão de remodelar a própria concepção do mundo, Liu Shao-Chi espalhou seu lixo de “auto-cultivo” e advogou por “encerrar-se entre quatro paredes”. Lin Piao argumentava que era necessário “lançar a revolução em nosso ser mais íntimo”. Estes absurdos negam totalmente a importância da prática social, bem como a importância de estudar o marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung para remodelar a própria concepção do mundo; é puro apriorismo idealista. Devemos criticar vigorosamente essas falácias e esforçar-nos ativamente para transformar nossa concepção do mundo através da prática dos três grandes movimentos revolucionários, a fim de converter-nos em destacados combatentes proletariado, dignos do nome.

O Presidente Mao nos ensina: “Na presente época de desenvolvimento da sociedade, a responsabilidade de conhecer corretamente e transformar o mundo foi colocada pela história sobre os ombros do proletariado e seu partido”. (198) Toda nossa vida nós, comunistas, devemos nos esforçar ainda mais arduamente para transformar nosso mundo subjetivo, fazer a revolução, realizar estudo e transformar a nós mesmos. Sempre seguindo a linha revolucionária do Presidente Mao, devemos nos esforçar para lograr o glorioso objetivo da realização do comunismo.