Nota do blog: Publicamos declaração conjunta dos Guardas Vermelhos de várias regiões dos Estados Unidos tomando posição contra o liquidacionismo de direita e a prática hegemonista de seus patrocinadores no MCI, ademais de tomar firme posição pelo trabalho comunista do Comitê Bandeira Vermelha e à luta pela reconstituição do Partido Comunista da Alemanha.
Os maoistas norte-americanos destacam ainda o trabalho da esquerda no MCI. “Nós desejamos ressaltar principalmente a carta do Partido Comunista do Brasil (Fração Vermelha) que expôs corretamente a questão com grande precisão. Nós consideramos o PCB (FV) o processo mais avançado das Américas.”
Sobre o combate de classe entre as linhas de esquerda e direita na Alemanha e os incidentes ocorridos no 1º de Maio de 2018
É responsabilidade dos revolucionários de todo o mundo analisar o conteúdo ideológico das linhas, como internacionalistas, e nós devemos tomar a posição de combater o centrismo e o direitismo. Sobre os eventos divulgados sobre o 1º de Maio de 2018 e as subsequentes e numerosas declarações, nós mantivemos o silêncio por longo tempo. Por isto, nós fazemos nossa autocrítica e buscamos retificar este problema e nos colocar abertos à importante luta que está acontecendo no MCI à qual expressamos nosso apoio claro, e na hora certa. Nós devemos aprender a separar os revolucionários dos revisionistas e, firmemente, apoiar os revolucionários. Ambos os lados tem feito seus documentos, que estão há meses na internet e foi através de um cuidadoso estudo desses documentos que nós tomamos as seguintes posições:
Primeiro, nós condenamos as ações sem princípios da Jugendwiderstand (JW), que é uma organização à qual expressamos nosso apoio em diversas ocasiões – outro ponto sobre o qual nós, humildemente, fazemos a nossa autocrítica. Qualquer organização que se declara Maoista, especialmente aquelas que disseminam o treinamento marcial, tem uma responsabilidade para com as massas e o MCI de manter um alto nível de disciplina. O ataque sem princípios não foi apenas um ataque contra comunistas, ou uma expressão pessoal de ódio pela revolução feito por indivíduos que seguem foram dela, na ausência de um comando; isto não altera ser caráter militar. O primeiro cenário deve ser entendido como possível somente como manifestação de uma disciplina lumpen contra a disciplina proletária . Em resumo, este ataque não foi como a JW apresenta: “só um tapa”. Quando comunistas ou alguém que se reivindica comunista usa a violência e o confronto físico, a arma e a intensidade são secundários em relação à política e às pessoas por trás da ação. A retirada do eixo de destacadas políticas da linha direitista na JW. Nós entendemos ambos os cenários como o contrário, em essência: inaceitáveis, indefensáveis e reacionários, e os condenamos como tal.
Já sendo esta ação contra os camaradas e apoiadores do Comitê Bandeira Vermelha algo escandaloso e repugnante, nós estamos ainda mais desapontados com a resposta oficial da JW, que soma um montante de rejeições ao Marxismo-Leninismo-Maoismo. Nós gostaríamos de apresentar os seguintes pontos e deixar claro que esta declaração, combinada com os crimes deles, busca lavar e colocar fim a qualquer apoio que nós tenhamos dado ao projeto deles.
Nós temos sempre estado preocupados e confusos sobre quais as diferenças ideológicas e políticas eram lideradas pelo JW na falha do projeto inicial de reconstituir o Partido Comunista no país deles. A JW não vinha deixando isto claro, publicamente, e manteve por um longo tempo uma propaganda resumida e eclética que, cuidadosamente, evita a linha ideológica-política demarcada pelo CBV. Isto tudo foi desorganizado por um grande repúdio acumulado quando eles emitiram a sua declaração em resposta às ações do dia 1º de Maio. Nesta declaração, eles desfiaram uma lista de mentiras e distorções que nos forçaram a tomar uma posição de defesa.
A JW fez sua postagem em uma linha firmemente branca-direitista-oportunista usando contra o CBV os exatos mesmos argumentos que tem sido usados contra nosso movimento no USA. Eles fazem acusações de “cultismo” e “gonzalismo”, e dizem que a oposição à eles é uma “seita minúscula” e outras coisas mais. Estas alegações sem fundamento são apenas para ganhar favor das seções mais atrasadas do MCI, enquanto se colocam em oposição às inumeráveis lições da guerra popular no Peru. Este ataque sobre o CBV é um ataque sobre o MLM, e isto é também um ataque sobre nós.
Nós temos tido muito trabalho para desmontar esta ‘chuva de pedras’ contra nós no USA, lançada pelos revisionistas e oportunistas. É absolutamente repugnante que algumas organizações que reivindicam a bandeira do MLM regurgitem tais argumentos vis.
Nós acreditamos que são numerosas os aspectos universais do Pensamento Gonzalo, ordenados pelo Pensamento Gonzalo, que estão sendo usados para demarcar fora do Peru, no exato e mesmo caminho que o Pensamento Mao Tsetung foi usado fora da China, para demarcar entre os Marxistas-Leninistas dos anos 60 e 70. Nós acreditamos que o MLM é uma ciência e não é executada como o “estágio final” do Marxismo, como a JW reivindica. Na aplicação do universal no particular, o Pensamento Guia pode emergir e conter universalidades, e quando estas são aplicadas em outros lugares, as três partes constitutivas do Marxismo são elevadas, desenvolvidas e enriquecidas e um novo estágio pode ser conquistado. Nada no Maoismo está afastado do desenvolvimento. Isto não é o fim da ideologia. Tal estranha posição revela uma lacuna no entendimento teórico entre os da JW.
Nós nos opomos às acusações de foquismo usadas contra o CBV pelos da JW. A teoria do foco requer uma guerra de guerrilha na ausência de um Partido, usando o Partido como uma ideia que vai surgir posteriormente. Nosso entendimento é que nem os Maoistas, muito menos todos os do CBV, acreditam que o Partido possa ser adiado para depois da guerra. Isto revela que a JW não entende o conceito Maoista de Partido nem de guerra popular prolongada, nem do tema da teoria do foco. As mesmas acusações de foquismo tem sido usadas contra nós por nossos oportunistas domésticos também. Isto significa que existem dois distintos conteúdos ideológicos entre os que se proclamam Maoistas.
A JW afirma que as contribuições do Presidente Gonzalo são “exageradas” e diz que isto só veio da arrogância e ignorância. Mas, acreditamos que o Presidente Gonzalo é um sintetizador de nossa ideologia, o MLM – ele não está em igualdade com outros líderes Maoistas. Ele liderou o MCI na adoção do MLM como ideologia básica. A JW busca retirá-lo do posto de qualquer outro líder. Nós consideramos que Gonzalo não é apenas o Grande Líder da Revolução peruana, mas também o principal prisioneiro político do mundo e o sexto grande professor de Marxismo. A grandeza de suas contribuições e intervenções é inegável. Enquanto nós celebramos e saudamos líderes do passado e do presente, no MCI, nós não podemos desvalorizar o papel de grandes professores. Este rebaixamento revela um profundo conservadorismo na JW.
Por boas razões é que Partidos e organizações do MCI tem redigido declarações de apoio ao CBV. Nós, especialmente, desejamos destacar o documento do Partido Comunista do Brasil (Fração Vermelha), que corretamente expôs o problema com grande precisão. Nós vemos o PCB(FV) como a formação mais avançada das Américas. Nós, especialmente, valorizamos seu comentário sobre a ILPS, que tem tido um papel negativo no projeto revolucionário no USA através do endosso, no atacado, às organizações reacionárias e revisionistas. Não nos surpreende ver uma abordagem não crítica destes tipos de agrupamentos como o JW, que é semelhante ao percurso para liquidacionistas de direita.
Nós não chegamos facilmente às nossas posições atuais sobre este problema; isto foi depois de meses de análises e luta interna de duas linhas. Mas, nós dizemos finalmente, resolutamente, unanimemente e sem nenhuma reservas: Viva o Comitê Bandeira Vermelha da Alemanha!
Viva o Movimento Comunista Internacional!
Viva as contribuições Universais do Presidente Gonzalo!
Abaixo o centrismo, o direitismo e os ataques sobre a ideologia do proletariado!
Reconstituir e construir Partidos nos países oprimidos e nações imperialistas!
Guardas Vermelhos de Austin
Guardas Vermelhas de Los Angeles
Guardas Vermelhas de Pittsburgh
Guardas Vermelhas de Kansas City