Nota do blog: Publicamos citações selecionadas do grande dirigente maoista indiano Charu Mazumdar, principal dirigente do Levante Camponês de Naxalbari e do Partido Comunista da Índia (Marxista-Leninista) que dirigia, e desbravador do caminho da guerra popular. Aqui Charu Mazumdar fala sobre a guerra popular, a ideologia, o Levante de Naxalbari.
“E, então, como chuva de verão, deflagrou a luta de Naxalbari em Maio de 1967. Por toda a Índia as massas escutaram as reverberações do movimento e queriam compreender seu significado, sua mensagem. A direção revisionista do partido reiteradamente fazia pensar que o pensamento maotsetung não servia para a Índia, que não era possível livrar a Índia da luta armada e que falar sobre a luta armada levaria à destruição das organizações combativas do povo. E, então, as massas com as ladainhas revisionistas ao pé do ouvido, viram pela primeira vez a aplicação do pensamento de maotsetung em Naxalbari. Isso as ajudou a compreender que somente o todopoderoso pensamento de Mao Tsetung pode ser aplicado na Índia, além de ser o único caminho para sua libertação.”
– O ano novo pressagia conquistas ainda maiores, 29 de dezembro de 1969
“Naxalbari nos ensinou que é possível opor-se ao revisionismo somente propagando o pensamento de Mao, que é possível levantar o campesinato para compreender o pensamento de Mao e que o pensamento de Mao lançará raízes firmes na mente das massas de camponeses”.
– Perspectiva marxista leninista da revolução na Índia, outubro de 1969
“O que constitui nossa ‘materialidade’? Dinamite, explosivos ou armas de fogo? É claro que não. O homem é o principal material em uma guerra revolucionária. Uma vez inspirados com a teoria revolucionária, quer dizer, o pensamento maotsetung, os homens se convertem em bombas atômicas espirituais que são mais poderosas que milhares de bombas atômicas reais. O nosso é um país de 500 milhões de habitantes. Uma vez que possamos levantá-los com o pensamento maotsetung de modo que participem no trabalho revolucionário, poderemos efetuar todo tipo de planos audaciosos, alcançar vitória da guerra revolucionária contra a guerra de agressão e inclusive enfrentar uma guerra nuclear”.
– Fazer dos anos 70 uma década de libertação, fevereiro de 1970
“Hoje, guiados pelo brilhante pensamento do Presidente Mao Tsetung, a etapa superior do desenvolvimento do marxismo-leninismo, torna-se imperativo que nós façamos novo julgamento à luz do pensamento maotsetung e construirmos um caminho completamente novo para seguir adiante.
– Chamamento do Partido à juventude e aos estudantes, 21 de julho de 1969
“O revisionismo nos ensinou a duvidar de tudo. Portanto, a tarefa dos revolucionários é recuperar sua fé no marxismo-leninismo-pensamento maotsetung”.
– Conversa com camaradas em Naxalbari, 1962– 67
“Durante a II Guerra Mundial, Chiang Kai-shek recebeu da União Soviética sob o pretexto desse apoio, ele e seus apoiadores buscaram repetidamente atar o Partido chinês ao Chiang Kai-shek. O Presidente Mao reconheceu a necessidade da unidade, mas também a necessidade de fazer trabalho independente e tomar a iniciativa e não fez compromissos em nenhuma esfera. Por isso, depois de 1945, quando comunistas de todo o mundo apoiaram a unidade com a burguesia e decidiram baixar as armas, o presidente Mao, inclusive depois de haver reconhecido a necessidade da unidade, fez um chamamento para pegar em armas com as mãos bem firmes. Portanto, depois da II Guerra Mundial, os comunistas em quase todos os países seguiram o caminho do revisionismo, mas sob a direção do Presidente Mao, o Partido Comunista da China, por meio de uma exitosa revolução, logrou erguer ainda mais alto a bandeira do marxismo-leninismo e alcançar a etapa do pensamento maotsetung”.
– Carta a um camarada de Liberation, julho 1971– janeiro de 1972
“Hoje, o líder da grande revolução chinesa, o Partido Comunista da China, e seu líder o camarada Mao Tsetung, estão dirigindo o proletariado mundial e as lutas revolucionárias do mundo. Hoje, o camarada Mao Tsetung está aventurando o papel do camarada Lenin na revolução mundial”.
– Construir um autêntico partido revolucionário combatendo o revisionismo: essa é a tarefa central de hoje, agosto de 1966
“É necessário levar a política da revolução agrária ao proletariado desde fora, desde fora da luta sindical. Nesta conexão, precisamos de quadros operários revolucionários, com preparo político, ou seja, com o pensamento de maotsetung”.
– Sobre alguns problemas organizativos e políticos atuais, julho de 1969
“… O pensamento do Presidente Mao se manifestou como o único marxismo-leninismo, um marxismo-leninismo que ele desenvolveu e enriqueceu muitíssimo por meio da Grande Revolução Cultural Proletária…”
“Portanto, a tarefa política dos que trabalham entre a juventude e os estudantes é estudar este novo e desenvolvido marxismo, o pensamento do Presidente Mao, e colocá-lo em prática. Quem recusar esta tarefa jamais poderá tomar consciência dos princípios do marxismo”.
– À juventude e aos estudantes, abril de 1969
Esta seleção de citações das escrituras de Charu Mazumdar são contribuições do Centro de Unidade Maoista PCI (ML).